quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PALAVRAS ESTÚPIDAS 35

Black Power
ldçkld

dçkjdl
çldkdçlk
Em 1968, nos Jogos Olímpicos do México, Tommy Smith e John Carlos, dois atletas americanos negros, levantaram o braço no pódio, durante o hino norte-americano, fazendo a saudação do Black Power (movimento que defendia o orgulho racial e a criação de instituições políticas e culturais que promovessem e apoiassem interesses colectivos negros, fizessem avançar os valores negros e assegurassem a autonomia dos negros). Foram apupados pela multidão.
fklkflçfg
Precisamente quarenta anos mais tarde, Barack Obama ganha as eleições e torna-se o primeiro presidente negro num país maioritariamente branco.
É certo que Barack é dos negros mais "brancos" que já conheci.
É certo que Barack corria contra dois adversários "fáceis" - um velho herói de guerra caquético e o pior presidente que a América e o mundo conheceram nas últimas décadas.
É certo que Barack não será muito diferente de todos os outros que por lá passaram porque, bem vistas as coisas, preto, branco, amarelo, azul ou cor-de-rosa às bolinhas, em chegando ao poder, é tudo da mesma cepa ou, se não é, cedo a cepa é dobrada pelos abutres que os rodeiam (e daí a ridicularidade do racismo na sua essência ... somos todos iguais, when the time comes to collect ...)
É certo que Barack não é, nem por sombras, Martin Luther King ou Malcom X.
É certo que Barack também não é, nem por sombras, um Kennedy negro.
Tudo isto é certo.
Mas é simbólico e ainda bem, como foram aqueles punhos levantados há muitos anos atrás, que chocaram metade do mundo e maravilharam a outra metade.
Black Power is here. Are you ready? You better be ... cause the world is changing and it will never be the same again.
dklçld
Congratulations, Obama ;)
kçld

Sem comentários: