domingo, 30 de novembro de 2008

Passo os dedos pelo dicionário ao acaso e aterro em ...

LECCIONAR
lçkçldk


Mesa alta da extinta Livraria Byblos

lfkçlf
"Só acreditaria num Deus que soubesse dançar."
Friedrich Nietzsche
çfçdlf
Foram duas mulheres os meus Professores Keating, por assim dizer. Duas mulheres que mudaram a minha vida e a marcaram de forma irreversível. Duas mulheres com M, curiosamente - Manuela e Margarida. Uma foi minha professora de Filosofia, a outra minha professora de Ballet Clássico e Dança Jazz.
dlkdçl
A Manuela ensinou-me a questionar tudo, a Margarida ou Gigi, a dobrar todos os músculos que é possível dobrar. Ambas me apanharam na idade exacta para conseguir aprender a fazer estas coisas de forma natural e instintiva. Uma ajudou a moldar uma parte muito importante do meu cérebro, a outra ajudou a moldar quase todo o meu corpo.
Continuam em mim, sempre. Ainda. Continuarão até eu morrer. Os seus ensinamentos, os seus desafios, a voz pausada e segura da Manuela, os berros fortes e energéticos da Margarida. Há frases que permanecem sempre comigo e ainda as consigo ouvir: "O senhor das consoantes" (como a Manuela chamava ao filósofo Nietzsche), "Levanta essa perna, Marta! Mais! Mais! Mais!"
Uma ensinou-me a usar o cérebro de forma criativa, "out of the box". A outra ensinou-me a amar o suor.
dkfçlfd
Leccionar para mim é isto. Há poucos, muito poucos que o façam bem. Com paixão, com conhecimento, com inspiração, com futuro escrito em cada palavra, ou cada gesto que partilham. Sem medo de ensinar a questionar. Sem medo de exigir nada menos que o melhor.
A Manuela e a Margarida faziam-no. Como o Professor Keating do filme O Clube dos Poetas Mortos, ensinaram-me a olhar para a vida do topo da mesa.
Tantas vezes me sinto como o Todd, a cair na cadeira ... a cair na cadeira ... a cair na cadeira ... empurrada pelos estúpidos desta vida, pelos quadrados desta vida, pelos prepotentes desta vida, pelos egoístas desta vida, pelos estapores desta vida, a cair na cadeira ... a cair na cadeira ... mas sempre me lembro daquilo que consegui graças aos vossos ensinamentos e logo uma nova esperança me faz levantar da cadeira de novo ...
dkljd
Para vós, Manuela e Margarida. As minhas professoras. As minhas mestras. As minhas capitãs.
Obrigada.
dçlkkld


Sem comentários: