segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MURMÚRIOS DE MANHATTAN VIII

D Train





Nunca se apanha o D Train. Unless you're looking for some action ...
O D Train vai directo para o Bronx. Claro que passa por muitos outros sítios, mas a questão é que pode haver distracções ... como a que me aconteceu a mim, em 2001. Distraí-me e pimbas, ia acabando no Bronx se não tivesse saído antes quando dei por ela.
Pode-se andar no D Train apenas ao fim-de-semana, para ir para o zoo do Bronx, um dos melhores dos EUA. Mas ao fim-de-semana vai-se bem acompanhado por hordas de miúdos e respectivos professores que fazem excursões animadas para ir ver os animaizinhos. Foi a única vez que estive no Bronx. In broad daylight.
Minto. Foi a única vez que estive no Bronx por iniciativa própria e de dia.
A outra vez foi de noite. Aconteceu-nos exactamente a mesma coisa que ao Sherman McCoy no romance de Tom Wolfe chamado "A Fogueira das Vaidades". O condutor do carro, o meu tio, enganou-se quando vinhamos de Massachussets e apanhou a saída errada na ponte. Acabámos no Bronx, eram 11 e tal da noite. Eu, que tinha 17 aninhos e tinha acabado de ler o livro nessa Primavera, estava nas sete quintas. O meu tio estava em pânico. Ouvi os trincos das portas do carro trancarem-nos lá dentro. Eles devem ter ficado aterrorizados, ele e a namorada, porque tinham a seu cargo duas sobrinhas, uma portuguesa e uma inglesa.
Assim que viu um carro da polícia estacionado, o bom do tio parou e foi a correr perguntar direcções. Os blues estavam perto de uma bomba de gasolina. Quando voltou, o meu tio só disse "The cabin is full of blood. He had just been mugged." Bonito. Cinco minutos antes e teríamos surpreendido o assaltante de faca em riste. Portanto, essa foi a segunda vez que estive no Bronx, de noite, por acaso.
Nunca se apanha o D Train. Unless you're looking for some action ...

Sem comentários: