segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PALAVRAS ESTÚPIDAS 165

Jedis e Siths


Conheci alguns Jedis na vida. Muito poucos. Também alguns Siths. Ainda menos.

Não é qualquer um que pode ser apelidado de Sith. É mais fácil ser Jedi do que Sith, embora também não seja pêra doce estar do lado luminoso da Força.
Se sinto maior atracção por uns ou por outros, é indiferente. Invariavelmente um Jedi agarra-nos pelo coração, um Sith pela mente. Acaba por ir dar à mesma. Para se ser Jedi ou Sith é preciso ter-se tomates, pêlos e uma certa dose de classe, sendo que a classe varia de tonalidade num caso ou no outro.

Um Jedi tem classe porque está do lado bom da Força, jamais nos magoará e, se o fizer, nunca será de forma deliberada. É alguém corajoso, com personalidade, princípios e raciocínio. Alguém que nos defenderá e que dificilmente nos virará as costas ou deixará de tentar resolver algum problema, seja em que circunstâncias for. Um Jedi tem honra, ética e uma moral, jamais falsa. Tem também coração que virá sempre antes do seu raciocínio ou pesará sempre mais do que aquele.

Um Sith tem classe porque escolhe o lado negro da Força, mesmo sabendo que isso não será aprovado pela maioria das pessoas. Poderá magoar-nos e fá-lo-á certamente, caso o permitamos e mesmo que tenhamos as defesas bem erguidas. É alguém corajoso, com personalidade e raciocínio. Alguém que se defenderá e que dificilmente deixará que penetremos as suas defesas, seja em que circunstâncias for. Gosta de jogar e por vezes joga sujo, mas a culpa é nossa se cairmos que nem patinhos na esparrela. Um Sith tem amor próprio, orgulho e um código muito pessoal e particular. O raciocínio vence sempre o coração, que num Sith é secundário.

Em ambos os casos, qualquer Jedi e qualquer Sith é antes de mais um Homem. Com H grande. Os outros são meninos borrados, que ainda cheiram a leite. Há os que fingem ser Jedis - é fácil apanhá-los: muito paleio e pouca acção. Um verdadeiro Jedi faz, não passa a vida a apregoar que vai fazer. E há também os que fingem ser Siths, coitados, sem saberem no que se estão a meter - também é fácil apanhá-los: a inteligência deixa muito a desejar e cedo se começam a descobrir as falhas. Um verdadeiro Sith é exímio a cobrir o seu rasto.

Quais prefiro? É indiferente. Os Jedis que conheci estão no meu coração. Os Siths na minha mente. Vai dar tudo à mesma.

Sem comentários: