quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Curiosidades do Paraíso #4

Boa Gente
 
A boa gente, como lhes chamo, é aquela gente que vem para a praia já o sol vai descendo no horizonte. É a gente que não quer ver nem ser vista, é a gente que quer é apreciar a beleza da praia no final da tarde.
É essa a minha hora preferida. Quando o sol começa a ficar menos forte e a mergulhar lentamente para a direita, quando o vento começa a amainar (nos dias em que nos premeia com essa graça ...), quando o mar começa a ficar um caldo azul safira e as ondas são mais suaves, quando as gaivotas se vêm despedir do sol porque tenho em crer que elas pensam sempre que é a última vez que o vão ver.
É então que começa a aparecer a boa gente - os casais mais idosos e ainda apaixonados que se enroscam um no outro na areia, mãe e filha que vêm dar um salto ao areal depois das aulas acabarem, aquele jogger que espera pelo fresco para começar o treino, o senhor que vem passear o cão antes do jantar, a solteirona que vem molhar os pés depois de um dia de trabalho.
É também nessa hora, e se estivera maré a baixar, que aparecem os conquilheiros com as suas redes e os seus fatos impermeáveis e saltitam pelas ondas fora para irem mergulhar as pernas lá ao fundo em busca do acepipe mais tenro e mais petit dos deuses.
Descobri o truque para conseguir enfrentar a ventania e quedar-me nessa hora quieta e sossegada e mágica e até mesmo conseguir tomar um último banho na água safira - basta um pequeno passeio até à última boia (são 9) e regressar, é o suficiente para o corpo aquecer um bocado e ficar à mesma temperatura da água do mar que entretanto aqueceu com as horas. Genial!
 
No paraíso quase todos os melhores prazeres da vida são à borla ou custam muito pouco.
E não têm preço.

Sem comentários: