sábado, 14 de outubro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - E


E=MC2


"It's all about the way we
receive it
How much we believe it."
Gavin DeGraw (Relative)




E=MC2: A equação mais famosa do mundo, mas cujo significado provavelmente poucos conseguirão traduzir fielmente. A energia criada por um corpo é proporcional à massa desse corpo vezes o quadrado da velocidade da luz (300.000 kms/segundo). Isto significa que um minúsculo átomo é capaz de fornecer uma quantidade incrivelmente grande de energia, se comparada com a sua massa e vice-versa. A equação mostra que energia e massa não são senão manifestações diferentes do mesmo fenómeno. Esta descoberta, como se depreende, conduziu à produção da bomba atómica, com efeitos devastadores para o mundo.

Albert Einstein: É considerado talvez o maior génio científico de toda a história da humanidade, para o que muito contribuiu também a sua imagem mediática que correu o mundo a partir do momento em que a sua Teoria da Relatividade foi publicada e divulgada, na primeira metade do século XX. Revolucionou totalmente a forma como vemos o universo e colocou a fasquia das descobertas científicas num plano muito difícil de ultrapassar. Foi sempre um acérrimo opositor de todas as experiências nucleares, a consequência nefasta da sua incrível descoberta.

Teoria da Relatividade Restrita: Publicada em 19o5, postula que todas as medições do espaço e do tempo são relativas, ou seja, dependem do local onde se encontra o observador que as está a realizar. Postula ainda que nada é capaz de viajar a uma velocidade maior do que a velocidade da luz. Esta teoria revolucionou o conceito que temos do mundo baseado nas Leis de Newton, concluindo que a partir do momento em que falamos de grandes distâncias e grandes velocidades (ou seja, do mundo macroscópico do espaço exterior), essas leis clássicas deixam de poder ser aplicadas.

Teoria da Relatividade Generalizada: Publicada em 1916, esta teoria explica como as interacções entre dois corpos se devem, não a forças gravitacionais como se pensava, mas sim pela influência destes corpos sobre as dimensões espaço e tempo. Esta segunda teoria é ainda mais difícil de entender do que a primeira, uma vez que desafia os conceitos clássicos de espaço e tempo, introduzindo-os numa abstracção matemática em que o tempo é uma quarta dimensão, para além das 3 euclidianas.

Equações de uma vida: São tantas as equações de uma vida ... Umas são simples e claras, outras serão incompreensíveis até para nós, se não tivermos a coragem de as tentar entender. Só assim é possível avançar no tempo e criar outras equações mais sábias e menos confusas.´

Sem comentários: