terça-feira, 17 de outubro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - F


FORÇA



"Com uma força, com uma força
Com uma força que ninguém pode parar"
Nelly Furtado





As Forças Fundamentais da Natureza: São 4 e pensa-se que poderão ser todas elas manifestações diferentes duma mesma força única.
A Força Electromagnética: A força que se exerce entre partículas com cargas eléctricas do mesmo sinal ou de sinais diferentes. A sua descoberta deveu-se aos trabalhos do grande físico James Clerk Maxwell, em 1873. Ao contrário do que se pensava, ele demonstrou que a electricidade e o magnetismo não eram duas forças separadas, abrindo o caminho para muitas outras descobertas científicas revolucionárias.
A Força Nuclear Forte: A mais forte das quatro forças e a de menor alcance. É responsável pela ligação dos quarks, constituintes básicos dos protões e dos neutrões e também pela coesão destes em redor dos núcleos dos respectivos átomos. É incrivelmente forte, mas apenas a nível microscópico. Foi descrita pela primeira vez em 1925, pelo japonês Hideki Yukawa.
A Força Nuclear Fraca: A seguir à gravidade, é a mais fraca das quatro forças e também de alcance muito curto. Regula a coesão das partículas constituintes da matéria, mas não das partículas responsáveis pelas suas interacções.
A Força Gravitacional: É a mais fraca das quatro forças mas actua a enormes distâncias. Foi a primeira a ser descoberta pelo genial Sir Isaac Newton, um dos físicos mais importantes de todos os tempos, responsável por algumas das leis fundamentais da natureza.
As Forças que nos unem ... fortes entre amigos inseparáveis, fracas entre conhecidos de circunstância, eléctricas entre rivais entusiasmados, magnéticas entre familiares forçados ou gravíticas entre dois apaixonados.

Sem comentários: