sexta-feira, 27 de outubro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - I

INFINITO
“To infinity and beyond!”
Buzz (Toy Story)








Infinito: O que é o infinito? Algo que não tem fim. Um número demasiado inconcebível para poder ser abarcado pela mente humana, habituada a coisas que acabam, sempre. Será o Universo infinito ou terá um fim? E se for infinito, o que significa essa infinitude? É possível imaginá-la, sequer? Actualmente, a teoria mais largamente aceite pela comunidade científica é a de que o Universo teve um início – a famosa explosão do Big Bang e que poderá ter eventualmente um fim. Segundo algumas teorias, esse fim poderá culminar numa outra explosão que dará, por sua vez, origem a um novo universo e assim sucessivamente.

Big Bang: Explosão inicial, a partir de um ponto de densidade e temperatura extremas, onde toda a matéria e energia estavam concentradas. A explosão foi de tal ordem, que ainda hoje vivemos os seus efeitos – o universo encontra-se em expansão, resultado da projecção de todos os elementos a partir do ponto inicial. A observação realizada por Hubble, do gradual afastamento das galáxias, à medida que se avança no tempo, confirmou-o (ver AS LETRAS DE ANDRÓMEDA – D) e foi possível calcular matematicamente uma data – ocorreu há cerca de 13,7 mil milhões de anos.

Big Crunch: O teorizado grande finale do Universo, quando tudo acabará. Dentro de dezenas de biliões de anos, o Universo parará de se expandir e começará a contrair-se sobre si próprio graças à gravidade, acabando por colapsar sobre si mesmo.

Para o infinito e mais além! … não nos percamos, não nos deixemos vencer, tomemos de assalto os labirintos da mente e do corpo humanos e desejemos sempre mais alto, mais longe, mais profundo, onde nenhum ser tenha jamais deixado as suas pegadas antes de nós … será sempre essa a maravilhosa herança da humanidade

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Sem comentários: