terça-feira, 24 de outubro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - H

HIDROGÉNIO
"É impossível (…) que nos percamos um do outro.
Percorrerei os astros durante milénios,
adoptarei todas as formas, todas as linguagens da vida,
para voltar a encontrar-te uma vez só.”
J.C.F. Hölderlin
Hidrogénio: O elemento químico mais abundante no Universo - 90% da matéria visível é composta de hidrogénio. Entra na composição de milhões de substâncias, entre as quais os compostos orgânicos, onde se incluem todas as formas de vida conhecidas. Foi descoberto em 1776 por Henry Cavendish e mais tarde Antoine Lavoisier deu-lhe o nome pelo qual ficou conhecido - "hidro" do grego hydros=água e "génio" de gennein=gerar.
H2O: Fonte de toda a vida, a água é composta por dois átomos de Hidrogénio e um de Oxigénio. No planeta Terra existem cerca de 1 360 000 000 km³ de água dos quais 1 320 000 000 km³ (97%) são água do mar, 40 000 000 km³ (3%) água doce, 25 000 000 km³ (1,8%) gelo, 13 000 000 km³ (0,96%) água subterrânea, 250 000 km³ (0,02%) lagos e rios e 13 000 km³ (0,001%) vapor de água.
A Aurora Boreal: No Universo o hidrogénio encontra-se sobretudo na forma atómica ou plasmática, cujas propriedades são bem diferentes das do hidrogénio molecular. Os electrões e os protões não se encontram ligados, resultando numa alta condutividade eléctrica que produz a luz do sol e de outras estrelas. Estas partículas carregadas são influenciadas por campos magnéticos e eléctricos que resultam, por exemplo, numa das mais belas manifestações da natureza, a aurora - boreal no hemisfério norte e australis no hemisfério sul, ocorre sobretudo de Setembro a Outubro e de Março a Abril.
A Deusa Aurora: Renova-se todas as manhãs e voa através dos céus anunciando a chegada do dia. Tem por irmão o sol, por irmã a lua e por filhos os 4 ventos - Este, Oeste, Norte e Sul. Aurora pediu que Zeus concedesse a imortalidade a um dos seus muitos maridos, Tithonus, mas esquecendo-se de incluir no seu pedido juventude eterna, acabou por condená-lo a envelhecer eternamente.
As coisas mais comuns ... passamos por elas todos os dias, povoam a nossa existência mas nem reparamos que existem, nem sequer nos lembramos delas e a maioria das vezes não imaginamos que são elas a base de todos os sonhos passados, presentes e futuros

Sem comentários: