segunda-feira, 1 de abril de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Night
Shyamalan



The Absolute End Twister

Marcos: São mais as críticas do que propriamente os elogios a este americano com descendência indiana, cuja imagem de marca são os twists que confere sempre aos seus enredos. Tudo começou com O Sexto Sentido, mas aparentemente Shyamalan nunca mais conseguiu repetir o brilhantismo da coisa nos subsequentes filmes em que tem reutilizado a fórmula. É por isso criticado por ser um "cavalo de um só truque", na gíria anglo-saxónica. Shyamalan defende-se alegando que, ao invés de todos os seus filmes serem cheios de truques no enredo ou do género do suspense, eles são isso sim espirituais e com uma perspectiva emocional. Embora os seus filmes contenham sempre características do sobrenatural ou outra espécie de fenómenos semelhantes, geralmente não são considerados dentro da categoria do horror pois são filmes que podem ser vistos por toda a família e focando-se no enredo e nas relações entre as personagens, ao invés de se deterem exclusivamente no conteúdo explícito. Isto tem levado a algumas comparações com Hitchcock, paralelo que encontra auxiliares no facto dos seus enredos serem sempre retorcidos e de Shyamalan gostar, à semelhança do mestre do suspense, de fazer cameos nos seus próprios filmes.

O que gosto: Gostei muito do Sexto Sentido e tenho gostado menos da repetição da fórmula. Que atire a primeira pedra quem conseguiu perceber que a personagem de Bruce Willis estava morta antes daquela aliança cair no chão.

O que não gosto: Acho que de facto, ou ele arranja outra coisa nova para fazer com os seus enredos, ou começa a chatear um bocado sempre o twist, sobretudo porque nos últimos filmes não tem sido muito feliz - por exemplo, no muito pobre The Village (estava-se mesmo a ver, caramba!, só um estúpido é que não via, que os monstros eram uma cover story para manter as pessoas afastadas do mundo real! duhhhh!).

Os Filmes de Referência: Sixth Sense, Unbreakable, Signs, The Village, Lady in the Water, The Happening

Os meus Preferidos: Sixth Sense, Unbreakable, Signs

Alguns planos do aprendiz (não sei se algum dia chegará a mestre, tenho sérias dúvidas):




"I like to write in a shroud of secrecy

because I have to keep finding

ways to scare myself."

Sem comentários: