quinta-feira, 11 de abril de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Wim
Wenders


 The German Friend

Marcos: Uma das mais importantes figuras a emergir do chamado "Novo Cinema Alemão", na década de 70, Wenders ficou conhecido por dirigir filmes de "auteur" com personalidade muito marcada e uma atmosfera muito própria. Trabalhou também com a fotografia, onde os seus temas preferidos são paisagens desoladas, memória, tempo e movimento. Aliás, o movimento é um dos seus temas preferidos no cinema, tendo chamado à sua produtora "Road Movies" e sendo um dos mais itinerantes realizadores do mundo - já filmou sobre a Alemanha, os EUA, o Japão, Portugal, Cuba, Itália, Rússia e Austrália. As suas imagens de marca são ps planos longos, protagonistas taciturnos e alienados e narrativas com um final aberto a várias interpretações. É também um apaixonado pela cinematografia, os espaços e a mitologia americanos.

O que gosto: Gosto dos ambientes. Da poesia. Da melancolia. Da estranheza. Comecei a gostar de ouvir a fria e bruta língua alemã com os filmes de Wenders. É o realizador do mais belo filme de sempre - As Asas do Desejo. Gosto da sua fixação com a América, porque nos dá uma visão diferente do habitual daquele país tão rico e tão multifacetado - uma visão estrangeira, mais fresca.

O que não gosto: Que ele pareça ter perdido o gás na última década.

Os Filmes de Referência: Alice in the Cities; The American Friend; Paris, Texas; As Asas do Desejo; Until the End of the World; Faraway, So Close!; Lisbon Story; Buena Vista Social Club; The Million Dollar Hotel

Os meus Preferidos: The American Friend; Paris, Texas; As Asas do Desejo; Until he End of the World; Faraway, So Close!; Lisbon Story; Buena Vista Social Club; The Million Dollar Hotel

Alguns planos do mestre:




"Film is a very, very powerful medium.

It can either confirm the idea that things 

are wonderful the way they are, or it can 

reinforce the conception

that things can be changed."

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