Polanski
Roman
The European American
Marcos: Sobrevivente do Holocausto na Polónia, Polanski iniciou a sua carreira de sucesso com Rosemary's Baby, um filme de terror que se tornou marco para subsequentes filmes do género. É conhecido pelo seu impecável estilo visual, o seu uso inovador de som, os seus movimentos de câmara lentos, os seus argumentos primorosos e, sobretudo, pela sua exploração complexa da psicologia humana que resulta em thrillers psicológicos negros na maioria dos seus trabalhos. Polanski coloca os aspectos mais negros da humanidade em locais simples e vulgares, o que aumenta a humanidade e a mestria dos seus filmes. Os Irmãos Coen, Wes Anderson, David Fincher, Darren Aronofsky e Abel Ferrara contam-no entre as suas grandes influências.
O que gosto: O incómodo sentimento de estranheza que perpassa sempre pelos seus filmes. Em Frantic esse sentimento é elevado até ao seu máximo expoente, num thriller de mistério absolutamente soberbo. A maturidade que os seus argumentos mostram é insuperável - tomara muitos outros grandes cineastas poderem dizer o mesmo. Polanski é um homem, obrigado a sê-lo desde muito cedo, um homem cheio de sofrimento, dor, desgosto, desejos e necessidades e isso passa para todos os seus filmes de uma forma muito madura, adulta e pungente.
O que gosto: O incómodo sentimento de estranheza que perpassa sempre pelos seus filmes. Em Frantic esse sentimento é elevado até ao seu máximo expoente, num thriller de mistério absolutamente soberbo. A maturidade que os seus argumentos mostram é insuperável - tomara muitos outros grandes cineastas poderem dizer o mesmo. Polanski é um homem, obrigado a sê-lo desde muito cedo, um homem cheio de sofrimento, dor, desgosto, desejos e necessidades e isso passa para todos os seus filmes de uma forma muito madura, adulta e pungente.
O que não gosto: Tenho pena que a sua vida tenha sido uma tragédia atrás da outra: a sobrevivência ao Holocausto (a mãe morreu numa câmara de gás), o assassínio da namorada grávida às mãos de Charles Manson, o escândalo do presumível abuso sexual de uma menor que o levou ao exílio forçado. Mas afinal é tudo isso que confere à sua visão do mundo uma tão grande riqueza, substância e profundidade, que se traduz para os dramas que dirige.
Os Filmes de Referência: Rosemary's Baby, Chinatown, Tess, Pirates, Frantic, The Ninth Gate, The Pianist, Oliver Twist
Os meus Preferidos: Rosemary's Baby, Chinatown, Frantic, Bitter Moon, The Pianist
Alguns planos do mestre:
Alguns planos do mestre:
"I never made a film which
fully satisfied me."
fully satisfied me."
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