quinta-feira, 4 de abril de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Quentin
Tarantino



The Coolest Director in the World

Marcos: Os seus filmes têm-se caracterizado por enredos não lineares, sátira e uma estética da violência que frequentemente resulta numa espécie de neo noir. Tem sido apelidado de realizador DJ, pela mistura de géneros e pela utilização de música antiga, misturando estes elementos para criar um novo. Ávido consumidor de cinema, Quentin trabalhou numa loja de aluguer de videos e é daí que provém o se conhecimento enciclopédico sobre Cinema, que ele utiliza profusamente em todas as obras que cria. Reservoir Dogs e Pulp Fiction têm sido considerados dois dos melhores filmes de todos os tempos. O seu sucesso crítico e comercial é uma excepção no meio cinematográfico e foi já considerado o realizador mais influente da sua geração.

O que gosto: A lata, o facto de ser completamente avariado do sistema. O facto de ele ter arriscado fazer as coisas exactamente à sua maneira e ter grangeado os melhores elogios tanto por parte da crítica como do público, que o adora. O sentido de humor ácido e negro. A paródia à violência. A forma como ele consegue tornar as mulheres credíveis em personagens extremamente violentas e em meios que estamos habituados a associar apenas ao masculino, nunca lhes retirando a sensualidade ou a feminilidade. As histórias divertidas e cool. Quentin consegue transformar o enredo mais aborrecido numa coisa tão cool, que até mete impressão. A música dos seus filmes é sempre fabulosa (as coisas que ele descobre) e funciona como mais uma personagem. O facto de ser uma enciclopédia cinematográfica ambulante e quase todos os seus filmes terem inúmeras influências e homenagens a outros filmes ou a outros géneros ou a outros mestres - é giríssimo irmos detectando isso enquanto vemos os seus filmes.

O que não gosto: Por vezes há demasiado sangue, a jorrar por demasiados orifícios e em ângulos demasiado absurdos, but ... that's Quentin, what are you gonna do?

Os Filmes de Referência: Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill, Inglorious Basterds, Django Unchained

Os meus Preferidos: Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill, Django Unchained

Alguns planos do mestre:



"When people ask me if

I went to film  school

I tell them, 'no, I went to films.'

Sem comentários: