sexta-feira, 5 de abril de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Ridley
Scott


 The Creator of Worlds

Marcos: Ridley Scott é conhecido pelo seu estilo visual altamente concentrado e preciso, que tem influenciado inúmeros outros realizadores. Ridley é um criador de mundos detalhados, coerentes e ricos, sejam eles o futuro de Blade Runner, o passado de Gladiador ou o presente de Black Hawk Down. Com efeito, Ridley nunca se fixa num único período ou género e tem viajado por todas as épocas e por todos os géneros cinematográficos, desde a ficção científica, ao horror, passando pelo épico histórico e o thriller policial. Um elemento recorrente em todas as suas experiências tem sido sem dúvida os ambientes urbanos profusamente pormenorizados, desde a Roma antiga aos arranha-céus futuristas.

O que gosto: O perfeccionismo dos seus ambientes misturado com os dramas psicológicos imperfeitos dos seus enredos e das suas personagens. Ridley é exímio a fazer-nos mergulhar de cabeça nos mundos que cria, puxando-nos literalmente do lado de cá do écran para o interior dos seus universos. O Alien que dirigiu é um text book magnífico sobre como se pode fazer um filme de culto assustador quando o orçamento é baixo. Adoro a diversidade de géneros que ele explora. E, claro, adoro-o por ter criado um showcase brilhante para Russel Crowe em O Gladiador. Gosto do facto de Ridley se manter na fronteira entre o comercial e o auteur, sem resvalar demasiado para o comercial.

O que não gosto: Por vezes acaba mesmo por resvalar para o comercial, como em Gladiador, Robin Hood ou G. I. Jane, por exemplo.

Os Filmes de Referência: Alien, Blade Runner, Thelma & Louise, 1492, Gladiator, Hannibal, Black Hawck Down, American Gangster, Robin Hood, Prometheus

Os meus Preferidos: Alien, Blade Runner, Someone to Watch over me, Black Rain, Thelma & Louise, G.I. Jane, Gladiator, Hannibal, Black Hawck Down, American Gangster

Alguns planos do mestre:



"Do what you haven't done is the key,

I think."

Sem comentários: