segunda-feira, 8 de abril de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Tim
Burton



 The King of Weirdness

Marcos: É famoso pela sua abordagem de estilo negro, gótico, macabro e peculiar ao género do horror e da fantasia. Com efeito, na história recente do cinema, poucos são os que conseguiram criar algo que afecte de forma tão profunda toda a indústria cinematográfica. O seu estilo enfatiza o lado negro da condição humana, através de humor negro. Uma das ideias recorrentes nos seus filmes é a de que o lado negro não é mau ou desprovido de uma beleza muito própria.

O que gosto: Gosto de toda a loucura, claro. Burton é uma brisa de ar fresco num meio que se pauta quase sempre pelas mesmas coordenadas. As coordenadas de Burton são únicas, originais e inimitáveis. Gosto de Johnny Depp, claro, um dos melhores actores da sua geração, perfeito para os filmes de Burton. Gosto da poesia que ele consegue desencantar da cena mais macabra que se possa imaginar. Eduardo Mãos de Tesoura é genial. Os seus livros de histórias são deliciosos - nas palavras e nos desenhos.

O que não gosto: Já chateia tanta morbidez. Sugestão: ele podia experimentar outras coisas fora daquele género, só para ver o que dava.

Os Filmes de Referência: Beatlejuice, Eduardo Mãos de Tesoura, The Nightmare Before Xmas, Batman, Charlie and the Chocolate Factory, Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Noiva Cadáver, Sweeney Todd

Os meus Preferidos: Eduardo Mãos de Tesoura, Batman (só o primeiro), Charlie and the Chocolate Factory, A Noiva Cadáver

Alguns planos do mestre:




"Visions are worth fighting for.

Why spend your life making

someone else's dreams?"

Sem comentários: