quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Paradise - Day 12

Gaivotas
Descobri que é possível dar de comer às gaivotas em pleno ar. Algumas são exímias a apanhar bocadinhos de pão desta forma, normalmente machos mais velhos e experientes.
Que há fêmeas tão ou mais agressivas do que os machos alfa, que gritam estridentemente para afuguentar até outros machos interpostos entre si e a comida. Provavelmente são fêmeas mais velhas, companheiras preferidas dos machos alfa.
Que há gaivotas que conseguem funcionar perfeitamente com uma perna apenas, pousando no chão tão graciosamente como se o par estivesse intacto.
Que o troféu supremo é um peixe inteiro e a sua caçadora é perseguida furiosamente pelo resto do bando, que se digladia em pleno ar pela conquista do acepipe, roubando-se consecutiva e descaradamente o peixe. Este é passado de bico em bico, cai na areia, é apanhado em pleno ar, até que finalmente consegue ser definitivamente conquistado por um membro do grupo.
Que há gaivotas tímidas, medrosas, afoitas, corajosas, chatas, persistentes, teimosas, mázinhas, egoístas ou sábias, tal e qual como os seres humanos.
E depois cismei. Terão as gaivotas memória? Capaz de recordar alguém de ano para ano. Reconhecerão elas cada pescador, como cada pescador reconhece cada uma delas? Ou pelo contrário, de cada vez que vêem alguém é como se fosse a primeira vez, tal e qual como quando se despedem do sol todos os dias, fitando-o serena e intensamente, pousadas em grupo na areia, à hora do ocaso?
A eternidade é isso. Memória de quem fica por quem parte.

Sem comentários: