quarta-feira, 14 de março de 2007

THE LORDS OF THE NET - G




"The Net interprets
censorship
as damage and routes
around it."
John Gilmore



lkfdçlkf

GNU:

O projecto GNU foi lançado em 1984 com o objectivo de desenvolver um sistema operativo similar ao Unix com software inteiramente livre, que qualquer pessoa pudesse utilizar e distribuir sem ter que pagar licenças de uso. Este sistema operacional deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, mas sem recorrer ao código fonte do UNIX.
O nome GNU foi escolhido porque, para além do significado original que nomeia o mamífero Gnu, é também um acrónimo de “GNU is Not Unix” (GNU não é Unix).

Em 1991 com o sistema operacional quase pronto, faltava o principal, ou seja, o kernel (componente central de qualquer sistema operativo, responsável pela gestão dos recursos do sistema e as comunicações entre os componentes de hardware e software). Encontrava-se em desenvolvimento o kernel Hurd mas, nesse mesmo ano aconteceu algo que mudou o curso da História da informática para sempre: Linus Torvalds, um jovem finlandês, criara um kernel que podia usar todas as peças do sistema operacional GNU. O novo kernel ficou conhecido como Linux , contracção de Linus e Unix.
Apesar da maioria das pessoas se lhe referir como apenas Linux, a designação exacta deste sistema operacional é GNU/Linux.fklçl

Símbolo do GNU:



fklçldk
Richard Stallman:
Activista de software livre, Richard começou como hacker e criador de software. Em 1983 lançou o projecto GNU e em 1985 a Free Software Foundation. Foi pioneiro do conceito de copyleft e criou várias licenças de copyleft. Desde os anos 90 que desenvolve trabalho como activista político, defendendo o software livre e combatendo software patenteado e as leis de copyright.
fklçldk
Copyleft:
Trata-se de um trocadilho com a palavra inglesa “copyright” e consiste na prática de utilização de leis de copyright para remover restrições à distribuição de cópias e versões modificadas do trabalho de outros e exigindo que a mesma liberdade seja preservada nas versões modificadas. A licença de copyleft mais utilizada é a GPL – GNU General Public License. O símbolo é igual ao símbolo do copyright, mas virado para a esquerda.
fklçldklf

kdfjkldjf
Free Software Foundation (FSF):
É uma organização sem fins lucrativos, e a principal patrocinadora do Projecto GNU.
O Projecto GNU apoia a missão da FSF em preservar, proteger e promover a liberdade de utilização, estudo, cópia, modificação e redistribuição de software informático e em proteger os direitos dos utilizadores de Software Livre. Também apoia a liberdade de expressão, de imprensa e de associação na Internet, o direito à utilização de software encriptado para comunicações privadas e o direito a escrever software livre de controlo por monopólios privados.
dlsjflkj fklçldklf
Software Livre:
Software livre não é uma questão de preços, mas de liberdade.
Refere-se a 4 tipos de liberdade relacionados com os utilizadores de software:
0. A liberdade de correr o programa para qualquer propósito (Liberdade 0)
1. A liberdade de estudar como funciona o programa e adaptá-lo às nossas necessidades. Acesso ao código fonte do programa é um pré-requisito deste item. (Liberdade 1)
2. A liberdade de redistribuir cópias deste “novo” software alterado, de forma a poder ajudar outras pessoas. (Liberdade 2)
3. A liberdade de melhorar o programa e divulgar as nossas alterações ao público, para que toda a comunidade possa beneficiar. Acesso ao código fonte é um pré-requisito disto. (Liberdade 3)











fklçldklf

Sem comentários: