quarta-feira, 28 de março de 2007

THE LORDS OF THE NET - I

"All forms of government

ultimately are not going

to succeed in trying to control

or censor the Internet."

Rupert Murdoch



dlkçdlkçldkçdkdçll
Internet:
A mãe de todas as redes, de acordo com o The New Hacker’s Dictionary. Começou em 1969 como a já mencionada ARPANET e rapidamente evoluiu como um meio de comunicação entre universidades, laboratórios de investigação e fornecedores do governo norte-americano.
Durante o quarto de século que se seguiu a Internet desenvolveu-se de diversas formas:
1. A típica combinação máquina/SO (Sistema Operativo) evoluiu dos iniciais PDP-10s e PDP-20s correndo TOPS-10 e TOPS-20, para os PDP-11s, VAXes e Suns que corriam o Unix e nos anos 90 para os microcomputadores Intel que corriam Unix.
2. Os protocolos tornaram-se cada vez mais eficientes, nomeadamente na mudança de NCP/IP para o actual TCP/IP em 1982 e a implementação do Domain Name Service (DNS) em 1983.
3. Em 1994 as massas descobriram a Internet e esta democratizou-se, graças ao hipertexto e às características multimédia da World Wide Web.
4. A Internet será, como os especialistas prevêem, a tecnologia estratégica de unificação das comunicações no século que acaba de começar.
dlkçldsk

d.kmjkldjkld
Internet 2:
A Internet 2 é uma iniciativa norte-americana que envolve cerca de 150 universidades e outras instituições dos Estados Unidos. É uma rede mundial de alto desempenho que se encontra em desenvolvimento, destinada a superar as deficiências da Internet actual. Utilizando links de velocidade mínima de 155 Mbps (megabits por segundo) e podendo chegar a 2,5 Gbps (bilhões de bits por segundo), a Internet 2 permitirá realizar downloads de arquivos que actualmente exigem horas de conexão, em apenas alguns segundos.
Para além disso, permitirá ainda a utilização de aplicativos impossíveis de serem executados na infra-estrutura actual, como por exemplo, a telemedicina, que incluirá diagnóstico e monitorização de doentes à distância, e a teleducação, com transmissão de aulas e palestras em tempo real, beneficiando inicialmente as universidades e no futuro o ensino geral.
Diversas outras aplicações já estão em fase de testes: bibliotecas digitais com reprodução de imagens de audio e vídeo de alta fidelidade, laboratórios virtuais com instrumentação remota, tecnologias para debates virtuais em tempo real, projecção em 3D, controlo remoto de microscópios electrónicos, etc.
dlkçldsk
World Wide Web:
A maioria das pessoas usa os termos Internet e World Wide Web para designar a mesma coisa, mas os termos distinguem-se entre si.
Enquanto que a Internet é uma rede massiva de redes ligadas entre si, constituindo uma infra-estrutura que liga milhões de computadores em todo o mundo através de protocolos específicos de partilha de informação, a World Wide Web é uma das formas de aceder a essa informação através do meio Internet. Ou seja, é um modelo de partilha de informação concebido para ser utilizado na Internet, que utiliza o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol), que é apenas uma das muitas linguagens utilizadas na Internet.
A Web também utiliza motores de busca como o Internet Explorer ou o Netscape para aceder a documentos web, que se designam páginas web que estão, por sua vez, ligadas através de hyperlinks. Para além disso, os documentos web também contêm gráficos, sons, texto e vídeo.
A World Wide Web é apenas uma das muitas formas de disseminação de informação através da Internet (outras formas são os protocolos utilizados pelos programas de e-mail ou SMTP, a usenet e os seus Newsgroups e os protocolos de FTP ou transmissão de dados).
dlkçldsk




Sem comentários: