segunda-feira, 31 de agosto de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 82

O Condenado
dsçlkf

sdkfjksdl
Quando Wade mata um assaltante por acidente e é condenado a 3 anos de prisão, a vida de um homem de família comum é virada do avesso e o pior pesadelo acontece. Na prisão, Wade terá de aprender os novos códigos desta micro-sociedade muito sui generis, ou não conseguirá sobreviver, num mundo em que a violência e a lei do mais forte prevalecem sobre qualquer outra moral. Felizmente, Wade terá a ajuda de um assassino condenado a prisão perpétua, um homem especial que lhe irá ensinar a conduta mais correcta para safar o coiro.
Filmado numa cadeia real e usando como secundários e figurantes reclusos verdadeiros, este filme é duro, violento, filosófico e muito realista.
dlkfdçl
O que aprendi com o Condenado?
* Que já me tinha esquecido como Val Kilmer é tão bom actor
* "Qualquer estudante de filosofia dirá que a condição humana assenta na nossa capacidade de enfrentar coisas que odiamos em nós.”
* Na prisão os corpos gesticulam muito pouco, assemelham-se a rochedos de carne humana, para que nenhum movimento seja mal entendido e interpretado como uma ameaça
* Fazer parte do carro significa estar com um grupo, um gang
* “A percepção é a realidade. Escolhi criar a minha. Outros preferem aceitá-la.”
* "Se não é branco, não está certo. A prisão não é acerca de gangues de rua, é acerca da raça. Os hispânicos estão divididos. Tens os do norte e os do sul, que estão sempre em guerra. Com os negros, há uma mistura de gangues que esqueceram as disputas e se uniram aos asiáticos e aos das ilhas do Pacífico. Não te incomodes a tentar perceber quem é quem. Todos te detestam. Depois tens os skins e os branquelas. Quase todos os brancos seguem os líderes da Irmandade Ariana. Os gangues inferiores tentarão recrutar-te, ganhar força, tentar que passes droga, esfaqueiam quem não gostam. Tens de prestar atenção a quem dá as ordens aos brancos. Se te mandarem fazer algo e não tratares do assunto, eles tratam-te da saúde."
* "Mal sais do tribunal, as regras da sociedade deixam de existir. Seguimos as leis da polícia. As regras dos gangues. É como eles quiserem. A cadeia tira-nos a sensibilidade. Da primeira vez que vemos alguém ser cortado, vomitamos. Da segunda vez ficamos preocupados. Passado algum tempo, ignoramo-lo e passamos por cima. Para eles, puxar o gatilho é exactamente as mesma coisa."
* “Os seres humanos são talvez mais perigosos quando indubitavelmente convencidos de que têm razão. Paciência. Penitência.”
* “Agora és uma ilha num mar de tubarões.”
* “Quando toda a tua vida fica definida por uma simples acção, o tempo altera-se. Para o meu corpo parece que foi há séculos, mas na minha mente parece que foi ontem.”
* "Queres saber o segredo para te safares cá dentro? Rotina, tal como lá fora. Levanta-te de manhã. Toma o pequeno-almoço. Faz a lida da casa. Exercício. Vai para o trabalho. Tudo, fazes tudo até ao mais ínfimo pormenor. Este é o único prisioneiro (a mente)”
* “O amor é a força mais subtil que há na Terra.”
* “Só há uma coisa que odeiam mais do que uns aos outros, os polícias.”
* "A prisão tira-nos a sensibilidade. Mas também nos força a ver o que é mais importante. Família. E lealdade. Porque um recluso como tu sabe que nenhuma existe neste sítio. Por isso, não fujas daquele em que te tornaste, criminoso. Aceita-o. Aprende com isso. E nunca mais esquecerás o que é realmente importante. Este é o meu último conselho. Protege a família a qualquer custo. Mesmo que tenhas de matar de novo. Porque se fosse preciso, dava cabo do mundo para recuperar a minha."
lçdfkçldf
E o cheirinho do Condenado:
jfdlk

Sem comentários: