sábado, 19 de setembro de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 84

BOPE
lkflf

çlfklf
Formado em 1978, o BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais - é uma força de operações especiais da polícia militar do Rio de Janeiro, especializada em ambientes confinados e restritos, como as favelas. É considerada a tropa de combate urbano mais eficaz do mundo.
Tropa de Elite, filme inspirado no livro Elite da Tropa, conta a história do Capitão Nascimento, responsável por um esquadrão do BOPE, que pretende abandonar a violência do Batalhão para se dedicar ao nascimento do seu primeiro filho e procura por isso um substituto digno para ocupar o seu lugar. Dois dos novos recrutas da força, Neto e Matias, distinguem-se, respectivamente pela coragem e inteligência. Juntos constituem o substituto perfeito, separados podem não conseguir sobreviver.
lkfçldkf
O que aprendi com o BOPE?
* "Os nossos homens são formados na base da porrada. P'ra entrar aqui, o cara tem que provar que aguenta pressão."
* É polícia e quer diminuir a criminalidade na sua zona? Então é fácil - pegue nos corpos dos criminosos mortos e traslade-os para outra zona ...
* "De cada 100 PM's que tentam fazer o nosso curso, 5 chegam ao fim. Nem o Exército de Israel tem soldados como a gente."
* Quer manter um aluno atento durante uma aula nocturna chata sobre estratégia, depois de terem estado o dia todo a treinar que nem doidos? Agarre numa granada, coloque-a na mão do recruta e diga-lhe que se ele adormecer e a deixar cair vai rebentar consigo, com os outros recrutas e com ele próprio. Vai ver como o recruta fica acordadinho da silva ...
* Quer ensinar os recrutas a funcionarem como equipa? Pergunte-lhes quanto tempo acham que demoram a almoçar. Um deles, corajoso, responderá que só precisam de 10 minutos. Você ri-se e diz que ele está completamente doido, porque eles têm exactamente 10 segundos para o fazer. Atire um balde de algo parecido com comida para o chão e veja-os tentar emborcar aquilo em 10 segundos. Mande-os formar de novo. Alguns nem sequer conseguiram provar a comida. Berre a um deles que ele tem de comer tudo o que está no balde e no chão. Veja-o vomitar de nojo e obrigue-o a comer tudo, caso contrário todos os seus companheiros terão de comer não só a comida, como o seu vomitado. Obrigue-os a fazer isso mesmo.
* "A primeira parte do curso é só porrada. O objectivo é eliminar os fracos e os corruptos."
* "Os nossos policiais aprendem a invadir favela de tudo quanto é jeito. O objectivo é manter os vagabundos sob pressão, sem saber por onde a gente vai chegar. E quando chega, a gente chega na sombra, p'ra pegar os cara de surpresa. O policial do BOPE não entra em favela atirando, entra com estratégia, progride de beco em beco. A progressão em favela é uma arte, uma arte que ninguém aprende na teoria."
* "Homem com farda preta entra na favela p'ra matar, nunca p'ra morrer."
lkfdçlfdk

Sem comentários: