segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EM BUSCA DE PALAVRS 85

O Submundo do Crime Português
çdlkdç

çfdlkg
Segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) e do Ministério da Administração Interna, 2008 foi o pior ano da última década na criminalidade portuguesa, com mais de 1100 crimes/dia e um aumento de mais de 100% nos assaltos a bancos. O crime violento cresceu 10,7% e a criminalidade geral 7,5%. Foram assassinadas 143 pessoas e agredidas 761.
Planeiam homicídios com cuidado e executam-nos com eficácia. Os homens que lutam pelo controlo da noite riem-se da polícia, disparam sem hesitar e vivem num mundo com códigos de conduta copiados da máfia.
dçflºsd
1. Beijo Na Mão
Sinal de respeito. A mão beijada é de alguém com um ascendente sobre os demais.
2. Beijo Na Face
Forma de cumprimento normal entre seguranças, herdada das artes marciais. Um beijo ou dois. Demonstra proximidade, ausência de medo e respeito pelo interlocutor.
3. Roupa
O normal é usarem roupa desportiva durante o dia, para o ginásio, e fato clássico, escuro, à noite. Os líderes mantêm sempre um estilo mais sóbrio.
4. Ginásio
Além da função básica, cultivar a massa muscular, é local de encontro e de novos conhecimentos. Por vezes combinam aí os golpes e retaliações.
5. Bares e Discotecas
Há uma regra: se estão em casa, tudo está bem; se não estão, há problema. No primeiro caso, certificam-se que as coisas correm sem incidentes com os clientes e as mulheres. No segundo caso, pode tratar-se de uma missão de reconciliação ou quererem gerar insegurança na concorrência.
6. Conferência
Os líderes só estão presentes nas situações mais graves. Os encontros dão-se em bares ou restaurantes controlados pelos envolvidos. O sinal de que determinada crise está ultrapassada pode ser a visita de membros de um grupo a espaços rivais.
7. Carros
São instrumentos de trabalho e sinais de estatuto. Não é raro encontrar seguranças, sem qualquer outra actividade, a conduzirem Porsches, Mercedes, BMWs e até Ferraris.
8. Armas
Cada grupo tem um fornecedor de confiança. Os canais para fazer desaparecer uma arma são igualmente eficazes.
9. Família
Os problemas resolvem-se entre os homens. Ninguém toca nas famílias.
10. Avisos
Um tiro nas pernas é o aviso mais séri9o que pode ser dado no submundo do crime. As lesões ficam e a mensagem passa.
dlkfçld
in "Submundo do Crime Português" - António José Vilela, Marta Araújo, Nuno Tiago Pinto e Ricardo Marques - Revista Sábado

Sem comentários: