sábado, 27 de outubro de 2012

AS BANDAS DE ANDRÓMEDA

Van Halen




EUA
O apelido dos dois irmãos holandeses que fundaram a banda, Eddie e Alex.


Eddie, Eddie e mais Eddie.
Sammy primeiro, depois David.
Também David, mas mais pelo seu carisma do que propriamente pela sua voz.
Prefiro a voz de Sammy, é mais agradável aos meus ouvidos.
Prefiro também a fase da banda com Sammy, mais comercial dirão alguns, mais o meu género, digo eu.
O power, sobretudo, muito por culpa de Eddie.
Enfim, será preciso dizer que os Van Halen sem o brilho genial dos dedinhos de Eddie na guitarra eléctrica não seriam nada? Não seriam nada, é um facto.
A primeira vez que ouvi Eruption ficou-me gravado para a posteridade na memória - teria uns dezassete aninhos, estava a ouvir música na rádio do meu então leitor de cassettes, no escurinho da noite, dentro da cama e pimbas! aparece-me aquilo a tocar. Lembro-me que fiquei literalmente de boca aberta durante o tempo todo que durou a música, que ainda por cima era uma versão extralonga porque era ao vivo num qualquer concerto que já não recordo onde. Pensei, mas isto é possível? eu nem sequer sabia que era possível fazer isto com uma guitarra ... No dia seguinte fui tentar descobrir tudo o que pude sobre os Van Halen e, sobretudo, sobre esse Deus que acabara de nascer para mim naquela noite.
O som da banda, inconfundível, graças a Eddie e à voz de Haggar.
O cabelo de Sammy, gosto bué.
Os gritos de Sammy, também curto bué.
Os solos incríveis de Eddie, claro.
Para além de ser o melhor guitarrista do mundo (para mim), segundo melhor para muita gente (a seguir a Hendrix), Eddie não é nada feio e é sexy na fase de cabelo curto. Mas, caramba, homem que toque assim guitarra é sexy em qualquer parte do universo e arredores.

Eruption. Uma obra-prima eléctrica, do princípio ao fim. Uma coisa do outro mundo.
Mas também: Why can't this be love, Jump, Dreams, Can't stop lovin' you, Right now, When it's love



'Cause we belong in a world

that must be strong

Sem comentários: