quinta-feira, 7 de maio de 2009

NOTORIOUS NUMBERS

38
O Número da Divisão
dfjkdl

lkdjfkld
Paralelo 38 N é uma linha imaginária situada a 38 graus a norte da Linha do Equador. Passa por Itália, Japão, EUA e Açores.
O Paralelo 38 foi sugerido como a linha divisória para a Coreia em 1902. A Rússia tentava controlar a Coreia, enquanto o Japão havia acabado de assegurar o reconhecimento dos direitos coreanos à coroa britânica. Na intenção de evitar o conflito, o Japão propõe à Rússia separar as áreas de influências conforme o paralelo. Entretanto, nenhum acordo formal foi alcançado, e mais tarde o Japão tomaria o controlo total da Coreia.
Depois da rendição do Japão em 1945, o paralelo foi estabelecido como fronteira por Dean Rusk e Charles Bonesteel do Comité de Coordenação Naval de Guerra dos E.U.A. em Washington, durante a noite de 10-11 de agosto de 1945, 4 dias antes da libertação completa da Coreia. O paralelo dividiu a península ao meio. Em 1948, a linha divisória tornou-se a fronteira dos recém-criados países da Coreia do Sul e Coreia do Norte. No fim da Guerra da Coreia (1950-1953), uma nova fronteira foi estabelecida através da Zona Desmilitarizada da Coreia, que corta o paralelo 38 num ângulo agudo, do sudoeste para o nordeste. O paralelo 38 foi também o local onde o acordo de Panmunjon foi assinado, tendo como único resultado o cessar-fogo.

Sem comentários: