quinta-feira, 10 de junho de 2010

OS FILMES DE ANDRÓMEDA

Cinema Paradiso
Nuovo Cinema Paradiso
Realização: Giuseppe Tornatore (Itália)
Ano: 1988
lkfçld

çldfkjdçkl
"Alfredo: Vai-te embora! Volta a Roma. És novo e o mundo é teu. Eu sou velho. Não quero ouvir-te dizer mais nada. Quero ouvir outros a falarem sobre ti. Não voltes. Não penses em nós. Não olhes para trás. Não escrevas. Não te abandones à nostalgia. Esquece-nos a todos. Se voltares, não me venhas ver. Não te deixarei entrar em minha casa. Compreendes?
Salvatore: Obrigado. Por tudo o que fez por mim.
Alfredo: O que quer que seja que acabes a fazer, ama-o. Da mesma forma que amavas a sala de projecção quando eras um pirralho."
lfkjçld
Recordo:
... a homenagem mais bonita ao Cinema e sobretudo aos cinéfilos ...
... uma história de amor entre um homem e uma criança ...
... uma história de amor entre um rapaz e uma rapariga ...
... o pequeno Salvatore saltitando por todo o lado e sempre com a palavra "Alfredo!" na boca ...
... o amor de um homem pelo cinema ...
... Alfredo, Alfredo, Alfredo ...
... a espera de não sei quantos dias, debaixo de chuva e sol e vento, para provar que a amava ...
... a música lindíssima, que ainda hoje, mal a ouço, me faz chorar ...
... aquele final, com a colagem de pedaços de beijos censurados pelo padre da aldeia, que me fez chorar como jamais chorei a ver nenhum filme ...
çlfºçds

Sem comentários: