segunda-feira, 26 de julho de 2010

MORMORIOS DI ROMA III

A Ponte dos Anjos
dkjfkld

djflkdf
Em tempos idos, passagem de peregrinos para S. Pedro, ainda hoje é a forma mais bonita de atravessar o rio Tibre, de Roma para o Vaticano.
A Ponte Sant'Angelo.
Diz-se que um anjo apareceu no telhado do Castelo para anunciar o fim da peste, no século VII. Desde aí, o castelo passou a chamar-se do Anjo, e assim a Ponte também.
Foi aqui que, durante séculos, eram expostos os corpos dos executados.
Dez anjos guardam a ponte, cada um segurando um objecto da Paixão.
É, sem dúvida, o meu local eleito em Roma, apaixonada que sou por homens com asas.
kjflsdf
Anjo com a Coluna
"Tronus meus in columna" (O meu trono está sobre uma Coluna)

De acordo com a tradição, os prisioneiros romanos eram chicoteados enquanto estavam presos a um pilar baixo ou coluna.
lkçlf
Anjo com o Chicote - Flagelação
"In flagella paratus sum" (Estou pronto para a flagelação)

De acordo com Marcos 15:15, o governador romano Poncius Pilatos ordenou que Jesus fosse chicoteado antes de ser crucificado.
çlfºç
Anjo com a Coroa de Espinhos
"In aerumna mea dum configitur spina" (A Coroa está presa em mim)

De acordo com Marcos 15:17, os soldados romanos coroaram Jesus com uma coroa de espinhos, antes de o crucificarem.
lfºçdsalf
Anjo com o Sudário
"Respice faciem Christi tui" (Contempla o rosto do teu Cristo)

De acordo com a tradição, uma mulher chamada Veronica limpou o rosto de Jesus com um pano, enquanto ele trasportava a cruz; a sua imagem ficou gravada no pano.
fdçlkf
Anjo com as Vestes e os Dados
"Super vestimentum meum miserunt sortem" (Pelas minhas vestes, eles jogaram aos dados)
De acordo com Marcos 15:24, os soldados romanos levaram as vestes de Jesus e jogaram aos dados pela sua posse.
fçlk
Anjo com o Prego
"Aspicient ad me quem confixerunt" (Eles me contemplaram, os que me pregaram)
De acordo com as palavras de Tomás em João 20:25, Jesus foi pregado a uma cruz.
kfdçlsf
Anjo com a Cruz
"Cuius principatus super humerum eius" (O domínio repousa nos seus ombros)

Este verso relaciona as profecias de Isaías com Jesus.
dklfçdf
Anjo com a Inscrição "INRI"
"Regnavit a ligno deus" (Deus reinou desde a árvore)

A inscrição é uma abreviatura da frase em latim "Jesus o Nazareno, Rei dos Judeus." De acordo com os Evangelhos, esta sigla foi afixada na cruz de Jesus.
klfdçlf
Anjo com o Pano (com vinagre)
"Potaverunt me aceto" (Deram-me vinagre a beber)

Os Evangelhos de Mateus e Marcos contam que mesmo antes de Jesus ter morrido, um dos soldados que o crucificou colocou uma esponja molhada em vinagre num pau e lhe molhou os lábios.
dçfldºçf
Anjo com a Lança
"Vulnerasti cor meum" (Destruiste o meu coração)

De acordo com o Evangelho de João, depois de Jesus ter morrido, um dos soldados furou o seu corpo de lado para se certificar de que estava mesmo morto.

Sem comentários: