sábado, 14 de julho de 2007

OS LIVROS DE ANDRÓMEDA - PARTE I

çlfºdçl
flfkçldkf çlfºdçlflfkçldkf
A Insustentável Leveza do Ser
Milan Kundera

çfldºçlf

çflºçdlf
ºçdflºçdlf

"Primeira Parte - O Peso e a Leveza

I
O eterno retorno é uma ideia misteriosa de Nietzsche que, com ela, conseguiu dificultar a vida a não poucos filósofos: pensar que, um dia, tudo o que se viveu se há-de repetir outra vez e que essa repetição se há-de repetir ainda uma e outra vez, até ao infinito! Que significado terá este mito insensato?
O mito do eterno retorno diz-nos, pela negativa, que esta vida, que há-de desaparecer de uma vez por todas para nunca mais voltar, é semelhante a uma sombra, é desprovida de peso, que, de hoje em diante e para todo o sempre, se encontra morta e que, por muito atroz, por muito bela, por muito esplêndida que seja, essa beleza, esse horror, esse esplendor não têm qualquer sentido. Não vale mais do que uma guerra qualquer do século XIV entre dois reinos africanos, embora nela tenham perecido trezentos mil negros entre suplícios indescritíveis.”
fçldºçflçd
lfºçdlfçº
Se não se ler mais nenhum livro na vida, que se leia pelo menos este.
Tudo sobre a vida, o ser humano, as emoções, as filosofias, a religião, o amor, o sexo, a doença, a guerra, a paz e até ... cães.
Tudo, enfim, sobre o que é ser humano e carregar a imensa angústia e ao mesmo tempo a maravilhosa aventura de fazer sempre tudo pela primeira vez, sem oportunidade de poder repetir nenhuma experiência depois de aprendermos com os nossos erros.
lkfçldkfl
Um romance Absoluto e muito, muito bonito.
çdlfº
dçlfºdl
1929

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Sem dúvida uma das minhas escolhas também. Em sintonia Ana Karenina .)