terça-feira, 17 de julho de 2007

OS LIVROS DE ANDRÓMEDA - PARTE I


lkfdçldkf
dkjfkldjf
Jane Eyre
Charlotte Brontë
ldkfçldk

ldkfçldkf
çldkjfçldkj

"Chapter I
çldkjfçldkj
There was no possibility of taking a walk that day. We had been wandering, indeed, in the leafless shrubbery an hour in the morning; but since dinner (Mrs Reed, when there was no company, dined early) the cold winter had brought with it clouds so sombre, and a rain so penetrating, that further outdoor exercise was now out of the question.
I was glad of it; I never liked long walks, especially on chilly afternoons: dreadful to me was coming home in the raw twilight, with nipped fingers and toes, and a heart saddened by the chidings of Bessie, the nurse, and humbled by the consciousness of my physical inferiority to Eliza, John and Georgiana Reed."
jdkljfkl
kdjfjf
As irmãs Brontë são uma afronta a qualquer um. Eram três (havia também um irmão que escrevia), todas escritoras e todas marcantes para a literatura inglesa, cada uma delas com um único romance (apesar de terem escrito mais): Charlotte Brontë com "Jane Eyre", Emily Brontë com "O Monte dos Vendavais" e Anne Brontë com "Agnes Grey", todos publicados no mesmo ano - 1847.
klfçldkfçl
Jane Eyre é uma lindíssima história de amor, cheia de desencontros, mal entendidos, sofrimento e enormes obstáculos até ao fim, na verdadeira tradição do romance gótico. É também um dos primeiros romances em que um personagem feminino se destaca e assume o protagonismo, numa época em que o papel da mulher se resumia a casar e assumir o estatuto de senhora de ..., sem direito sequer a instrução.
jflkjgf
Como todos os grandes romances, "Jane Eyre" retrata de forma magistral uma história ficcionada no pano de fundo da época vivida pelo personagem, oferecendo-nos um retrato realista e riquíssimo da vida de uma mulher solteira e de baixa condição, e por isso impossibilitada de grandes aspirações porque lhe faltava o que de mais importante uma mulher podia ter nessa época - dinheiro e nobreza. "Jane Eyre" foi também um dos primeiros romances a retratar com um enorme realismo a vida nos terríveis orfanatos da época.
lfkçldkf
Quando foi publicado pela primeira vez, Charlotte foi forçada a fazê-lo sob um pseudónimo masculino, temendo-se que, caso contrário, não teria quaisquer hipóteses de sobrevivência. As críticas foram imediatamente favoráveis e o público adorou. "Jane Eyre" foi considerado o trabalho de um grande génio.
klflk
É um dos meus romances mais que preferidos.
klfçldk

1816-1855

Sem comentários: