quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

OS ACTORES DE ANDRÓMEDA - PARTE I

Charles Chaplin

“Life is a tragedy when seen in close-up,
but a comedy in long-shot.”

Save the best for last.
Não é possível falar de actores sem mencionar o mago supremo.
Quem nunca se riu com ele?
Quem nunca se enterneceu com ele?
Quem nunca chorou por ele?
Quem nunca torceu por ele?

O rosto e os gestos de Charlie Chaplin nunca precisaram de palavras.
A dele era, é e continuará a ser uma linguagem universal,
entendida por todos, brancos, castanhos, encarnados, amarelos,
novos, velhos, distraídos ou atentos.
O rosto de Charlie Chaplin é por isso o rosto de todos nós,
como acontece sempre com todos os grandes de qualquer arte.

A melhor homenagem que posso prestar-lhe
é “calar” esta boquinha e deixar que o seu rosto fale,
como mais nenhum era capaz de falar.

LHLHKLJ





To be continued …

Posfácio:
Conheci-os todos desde tenra idade porque houve alguém que mos deu a conhecer. Alguém que me contava as histórias todas das suas vidas, que me falava deles, das suas qualidades, dos seus filmes, dos seus amores e divórcios, das suas coscuvilhices. Alguém que, sem o saber nem sem que eu o soubesse nessa altura, me oferecia todos os dias um pedacinho de uma dádiva sem preço, um pedacinho de uma paixão que me acompanhou e acompanhará toda a vida. Um pedacinho de uma arte que ajudou a moldar o meu carácter, a minha vida, a minha escrita, os meus sonhos.
E mesmo hoje, mesmo sabendo mais do que ela sobre isto tudo, nada teria sido possível se ela não tivesse ateado a chama.
Thank you mommy, with all my heart.





















1 comentário:

Dry-Martini disse...

Duas das maiores magias deste mundo: o sorriso e o amor de mãe.
Que esta linguagem universal se repita por muitas, muitas gerações.