sábado, 4 de agosto de 2007

OS LIVROS DE ANDRÓMEDA - PARTE I



çlgºçdlfgçdlgºçlg
Peter Pan
J. M. Barrie
ldgfçldkjg

kçlfdkg
"Chapter I
Peter Breaks Through
lkhglkjh
All children, except one, grow up. They soon know that they will grow up, and the way Wendy knew was this. One day when she was two years old she was playing in a garden, and she plucked another flower and ran with it to her mother. I suppose she must have looked rather delightful, for Mrs. Darling put her hand to her heart and cried, 'Oh, why can't you remain like this for ever!' This was all that passed between them on the subject, but henceforth Wendy knew that she must grow up. You always know after you are two. Two is the beginning of the end."
lgklçfkg lkgçldk
Outro início de livro brilhante. Com uma frase extraordinariamente simples Barrie deixa-nos agarrados, não só até ao fim do livro, mas para o resto da vida. Eternamente.
Esta é a história de um menino que decidiu não crescer. Mas, como todas as histórias infantis intemporais, Peter Pan tem muito que se lhe diga ...
kfçdkf
Peter Pan é para ser lido pelo menos duas vezes na vida - quando somos crianças e quando somos adultos. Porque existem duas histórias e não apenas uma. A segunda está escondida e só a conseguimos descobrir precisamente quando já somos crescidos.
Por trás da história simples de uma família cujas três crianças, Wendy, John e Michael conhecem um rapaz que voa e fogem com ele para a Terra do Nunca onde irão conhecer um mundo de sonho habitado por sereias estranhas, piratas malucos, grutas misteriosas, fadas mágicas e crocodilos perigosos, existe uma outra história muito mais triste e trágica.
lfkld
Todas as crianças, quando crescem, descobrem um outro Peter Pan. Um menino solitário, triste e sem mãe, que se esconde por trás de aventuras incríveis e sentimentos de faz de conta, um menino que finge todos os sentimentos porque não os conhece e que quer à viva força contrariar a lei natural das coisas.
lfkld
E à medida que se vai lendo Peter Pan, ao longo das páginas e ao longo da vida, o maravilhoso conto que nos fez sonhar e espelhou os nossos sonhos de infância torna-se lentamente cada vez mais trágico e Peter Pan deixa de ser um herói voador para passar a ser alvo de uma pena imensa. Porque Peter Pan quando se recusou a crescer, recusou-se na verdade a viver.
lfkld
E depois, a forma como Barrie conta a história é como se estivéssemos a ouvi-lo recitá-la - Peter Pan foi escrito para ser lido em voz alta a alguém, normalmente alguém pequeno, de olhos esbugalhados, preso de cada palavra nossa :)
lfkld
Um romance genial.
lfkgçlfkg
ldkfçldkf

1860-1937

Sem comentários: