segunda-feira, 20 de agosto de 2007

OS LIVROS DE ANDRÓMEDA - PARTE I


çglºçflg
A Trilogia de Nova Iorque
Paul Auster
lfºçlg

lgfçlg
lfjçldkdkfjkldjf
"Cidade de Vidro
1
Foi uma chamada para o número errado que despoletou tudo, o telefone a tocar três vezes no silêncio da noite, e a voz do outro lado da linha a perguntar por alguém que não era ele. Muito mais tarde, quando foi capaz de pensar nas coisas que lhe aconteceram, concluiria que nada era real excepto o acaso. Mas isso foi muito mais tarde. No início, houve apenas o acontecimento e as suas consequências. Não se trata de uma questão de tudo poder ter acontecido de um modo diferente, ou de tudo estar já predestinado desde a primeira palavra proferida pela boca do interlocutor desconhecido. A questão é a história propriamente dita; e se tem ou não algum significado, não é à história que compete revelar isso."
(...)
Fantasmas
Antes de mais há o Blue. Mais tarde virá o White, depois o Black, e antes de começar há o Brown. Brown domou-o, ensinou-lhe o ofício, e quando Brown envelheceu, Blue substituiu-o. É assim que começa. Passa-se em Nova Iorque, nos tempos presentes, e nenhum destes aspectos alguma vez mudará. Blue vai todos os dias para o seu escritório e senta-se à sua secretária, à espera que aconteça alguma coisa. Durante muito tempo nada acontece, mas depois um homem chamado White entra pela porta, e é assim que tudo começa."
(...)
O Quarto Fechado
1
Parece-me agora que Fanshawe esteve sempre lá. Ele é o sítio onde tudo começa para mim, e sem ele dificilmente saberia quem sou. Conhecemo-nos antes de sabermos falar, bebés a gatinhar de fraldas pela relva, e quando tinhamos sete anos de idade já havíamos picado os dedos com um alfinete para nos tornarmos irmãos de sangue para toda a vida. Sempre que penso na minha infância, vejo Fanshawe. Era aquele que estava comigo, aquele que compartilhava dos meus pensamentos, aquele que eu via sempre que levantava os olhos de mim."
jfkdj
dlkjfkldjf
São 3 contos - Cidade de Vidro, Fantasmas e O Quarto Fechado. E um universo. O estranho universo de Paul Auster. Aparentemente, as três histórias nada têm que ver umas com as outras. Mas isso é só aparentemente.
A Nova Iorque de Paul Auster consegue ser ainda mais perturbante do que a verdadeira Nova Iorque. Paul Auster cria universos na ponta dos dedos, sem fim nem princípio, labirínticos, claustrofóbicos, com regras surrealistas, muito diferentes daquelas a que estamos habituados.
É extremamente difícil explicar a escrita de Paul Auster, ou então sou eu que não consigo. Só mesmo lendo.
Um dos meus autores mais do que preferidos.
kdljfkldjf

1947-

Sem comentários: