terça-feira, 9 de outubro de 2007

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

Albatroz
gjfkljg


JGKLFDJG

Os albatrozes são as aves que possuem a maior envergadura de asas quando abertas – até 3,4 metros – o que os torna numa visão verdadeiramente espectacular!
LGºÇFLG
Os albatrozes usam esta formidável característica para navegar os ventos oceânicos e muitas vezes para flutuar durante horas sem precisarem de descanso ou sequer de bater as asas. Como outras aves marítimas, bebem água salgada e flutuam na superfície do mar, o que lhes permite percorrer enormes distâncias sobre o mar. Um albatroz pode flutuar durante 6 dias seguidos sem bater as asas e “fazer uma sesta” ao mesmo tempo!
ºÇGºFÇG
Podem viver 50 anos e são raramente vistos em terra, juntando–se apenas para procriar, altura em que formam grandes colónias em ilhas remotas. Os progenitores produzem um único ovo e revezam-se a cuidar dele. Os pequenos albatrozes estão prontos para voar entre os 3 os 10 meses, dependendo da espécie e deixam solo terrestre durante 5 a 10 anos até atingirem a maturidade sexual.
ÇGLºFÇG
Algumas espécies de albatrozes sofreram severa caça devido às suas cobiçadas penas que eram utilizadas na confecção de chapéus de senhora. Das 21 espécies classificadas na IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza e Recursos Naturais), 19 estão em perigo de extinção. Actualmente as maiores ameaças à espécie são a introdução de novas espécies de ratos e felinos que atacam os ninhos e os ovos, poluição, escassez de recursos alimentares (o albatroz alimenta-se de peixe, lulas e krill) e a pesca de linha longa.
LGºÇLFG
Texto retirado do site da National Geographic
ÇFLGÇLFG
Se eu fosse um pássaro seria certamente um albatroz
para ter asas do tamanho da Terra
aventurar-me sobre o mar sem medo
atravessar bonanças e tempestades sem vacilar
e carregar nas penas do meu frágil corpo
a força dos sonhos por realizar

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Gosto das suas asas e do seu planar. Flutuando algures entre o céu e o mar.

Espero que também aprecie este elogio .)

Andrómeda disse...

:) Claro que os seus elogios são sempre bem-vindos, Merlin. Ou não sabe que é sempre assim? :)