sábado, 27 de outubro de 2007

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

CAVALO
fklçdlk

çdldºçl
Foram provavelmente nómadas asiáticos os humanos a domesticarem os primeiros cavalos há cerca de 4.000 anos. Estes animais permaneceram essenciais para muitas sociedades até ao advento do motor. Existe apenas uma única espécie de cavalo doméstico, mas cerca de 400 raças diferentes.
çlgºçfdlg

Os cavalos selvagens são os descendentes de animais outrora domesticados, que sobrevivem livres há muitas gerações. Podem-se encontrar grupos destes cavalos em muitas partes do mundo, como os EUA - mustangs norte-americanos, que são os descendentes de cavalos transportados pelos Europeus há mais de 400 anos.
çlgºçflg

Os cavalos selvagens reúnem-se normalmente em grupos de 3 a 20 animais. Um macho adulto lidera o grupo, que consiste em éguas e jovens potros. Quando os potros crescem, por volta dos 2 anos de idade, o macho adulto escorraça-os do grupo – este hábito, apesar de parecer impiedoso, tem uma explicação muito sábia – impede a consaguinidade dentro do grupo. Os jovens machos procuram então outras fêmeas, até conseguirem reunir o seu próprio grupo.
çlfºçdlfg

O cavalo Przewalski é o único verdadeiro cavalo selvagem cujos antepassados nunca foram domesticados. Ironicamente, este cavalo existe hoje em dia apenas em cativeiro. O último Przewalski foi avistado na Mongólia em 1968. Entre as razões para o seu desaparecimento contam-se a caça, o progressivo desaparecimento do seu habitat e a falta de água.
klgçlfkg
"The wind of heaven is that which blows between a horse's ears."
O vento do céu é aquele que sopra por entre as orelhas de um cavalo.
ldkçlfkf
Provérbio Árabe

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Minha cara há outro cavalo que como sabe também nunca foi domesticado. Se conhecer algum Mongol apite :)

Andrómeda disse...

Fique descansado, que farei as devidas apresentações assim que encontrar um.
Mas ... pensei que não quisesse ser domado ... ;)