sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

KRILL

çlfºdl


kfçldkf

O krill mais pequeno mede apenas cerca de 5 centímetros de comprimento e pesa apenas 1 grama, mas representa um elo de dimensões gigantescas na cadeia alimentar global. Estes pequenos crustáceos semelhantes a camarões constituem essencialmente o combustível que alimenta o motor dos ecossistemas marinhos da Terra.

O krill alimenta-se de fitoplâncton, plantas unicelulares microscópicas que vagueiam à superfície do oceano e sobrevivem à custa de dióxido de carbono e dos raios solares. Por sua vez, são o elemento principal das dietas de centenas de animais diferentes, desde peixes, a aves e a baleias. Sem krill, a maioria das formas de vida do Antárctico desapareceria.

Existem estudos recentes que mostram que as reservas de krill desta zona do planeta podem ter sido reduzidas em cerca de 80% desde a década de 70. Os cientistas atribuem este declínio em parte ao degelo das calotas polares causado pelo aquecimento global. Esta perda de gelo elimina uma fonte primária de alimento para o krill: algas.

De cor rosa e opacos, o krill da Antárctica encontra-se entre a maioria das 85 espécies conhecidas de krill. Os seus números estimam-se entre os 125 milhões e os 6 biliões de toneladas nas águas desta zona do planeta. Congregando-se durante certos períodos do ano, os cardumes de krill tomam proporções tão gigantescas e densas, que podem ser vistos do espaço!

O krill da Antárctica pode viver até aos 10 anos, uma longevidade impressionante para uma criatura tão cobiçada por tantos predadores. Passam os seus dias a tentar evitar ser capturados, nas profundidades frias do Oceano, a cerca de 100 metros da superfície. Durante a noite, vagueiam pela coluna de água até à superfície em busca de fitoplâncton.

Os cientistas estimam que o peso total de todo o krill da Antárctica é superior ao peso de todos os humanos da Terra!
lfºçdl
FLKÇLDKF
Minúscula fonte de vida
Eternamente remetida
Ao esquecimento ou à ignorância
Neste mundo feito de ânsia
kgjklfg
Stress? O que sabemos nós humanos disso?
Senhores! Perguntem ao krill o que é isso
E ele responder-vos-á com um gritinho agudo
"Uiii!!! Passo o dia a fugir de tuuuuudo!"

Sem comentários: