terça-feira, 3 de abril de 2007

THE LORDS OF THE NET - J



"Profanity is

the one language

all programmers

know best."


LDKFÇLDK
Jargon ou Jargão:
Terminologia ou gíria relacionada com uma determinada actividade, profissão ou grupo.
Normalmente o jargão refere-se ao vocabulário técnico e a gíria ou calão ao uso e termos informais de determinada língua.
A gíria do hacking denomina-se "the jargon" e confunde-se muitas vezes com a linguagem utilizada em programação técnica e ciência computacional, sendo que a generalidade do vocabulário é partilhado por diferentes grupos, muitos dos quais não reconhecem ou falam a gíria específica do hacking.
çflkjgçfklj
Jargon File:
O Jargon File originário era uma colecção de gíria hacker nascida de culturas técnicas que incluiam o MIT, a universidade de Stanford e outros grupos da velha comunidade ARPANET/AI/LISP/PDP-10. Foi criado por Rapahel Finkel em 1975 e expandiu-se ao longo dos anos para originar uma espécie de compêndio que circulava pela internet e que se tornou uma lenda mantida até meados dos anos 80 pela influência que detinha sobre o desenvolvimento da linguagem e do humor da comunidade hacker.
lfçdkçldk
The New Hacker's Dictionary:
Em 1996 Eric S. Raymond publicou a última versão do Jargon File, compilada e revista exaustivamente e que constitui o maior repositório impresso (existe também a versão online) da cultura hacker, da linguagem, terminologia e vocabulários hacker e da história e características humorísticas da utilização e adaptação da linguagem pelos vários grupos que constituem a comunidade hacker.
The New Hacker's Dictionary é um livro composto por cerca de 500 páginas escritas de forma divertida, interessante e aprofundada, onde se pode ter acesso a todos os termos, lendas, mitos e anedotas criadas pela cultura hacker ao longo dos anos, desde os seus primórdios.
çdkljfçlskd
Alguns exemplos de entradas do The New Hacker's Dictionary:
* Angry Fruit Salad - A bad visual-interface design that uses too many colors. (This term derives, of course, from the bizarre day-glo colors found in canned fruit salad.) (...)
* Hamster - A particularly slick little piece of code that does one thing well; a small, self-contained hack. The image is of a hamster happily spinning its exercise wheel. (...)
* Hanlon's Razor - (...) "Never attribute to malice that which can be adequately explained by stupidity." (...)
* Terminal Brain Death - The extreme form of terminal illness. What someone who has obviously been hacking continuously for far too long is said to be suffering from.
fhgkfjd


Sem comentários: