sexta-feira, 27 de abril de 2007

THE LORDS OF THE NET - N



"Their inventions thus display
an almost unique combination
of the neotenous enjoyment
of language-play with the
discrimination of educated
and powerfull intelligence."
Eric S. Raymond

flkdçkgfd

Neologismo:

Fenómeno linguístico, que consiste na criação de palavras ou expressões novas ou na atribuição de novos sentidos a palavras e expressões já existentes.

A prática do neologismo é muito comum na cultura hacker e é, de facto, uma das características fundamentais e de diferenciação espontânea ou propositada da comunidade hacker, tendo-se alargado ao longo dos anos desde meios muito exclusivos frequentados apenas por informáticos e afins, para a cultura mainstream, como sempre acaba por acontecer com qualquer minoria e com qualquer espécie de “culto”.

Alguns exemplos de neologismos hacker:

Automagically - Automaticamente, mas de uma forma que, por alguma razão (normalmente por ser demasiado complicado, difícil ou trivial) quem o diz não está para se incomodar a tentar sequer explicar.

Cracker – Palavra inventada por hackers para se diferenciarem dos piratas informáticos (ver The Lords Of The Net – Letra C)

Depeditate – Analogia com “decapitate” = decapitar; significa “cortar os pés” a alguém ou alguma coisa

Emoticon – Um ícone utilizado para indicar um estado emocional; “Emot” de “emoção” + “icon”; os emoticons foram provavelmente os primeiros elementos da linguística hacker a passarem para a cultura mainstream e os mais utilizados desde então; alguns dos mais comuns: :) :( ;) :/

Macintrash – Referência pejorativa à marca Macintosh; “trash” significa “lixo”

Microsloth Windows ou Windoze – termos pejorativos para Microsoft Windows – “sloth” significa “preguiça” e “doze” significa “passar pelas brasas” – a implicação é de que o sistema Windows é tão lento, que se pode passar pelas brasas enquanto ele processa algumas tarefas.

Progasm – união da palavra “programa” com “orgasmo”; a euforia experimentada após a finalização de um programa ou qualquer outro projecto informático

Snarf down – absorver, processar ou compreender.



Sem comentários: