sexta-feira, 13 de abril de 2007

MURMÚRIOS DE LISBOA XXI

Depois de insistentes pedidos por parte da legião de fans do Blog Andrómeda News (ha! ha! ha!), a série Murmúrios de Lisboa está de volta, com mais sussurros citadinos e anjos surpreendentes que pairam por essa Lisboa fora …

May The Force Be With You
kd.jlkjfd


Estátua no jardim Calouste Gulbenkian
kd.jlkjfd
Há muito, muito tempo que ele perdeu as suas asas. Nunca poderemos saber porquê, nem como. Apenas adivinhar. Mas não lhas tinham tirado. Para quê?, pensaram eles. Não vale a pena. Deixá-lo. Deixá-lo andar com elas esfarrapadas, esmilhafradas, esventradas. Deixá-lo, disseram eles. Acabarão por se desfazer em pó.
kd.jlkjfd
Isso ainda não aconteceu. Mas o seu estado é lastimável. Uma quase desapareceu, de facto. Não é mais que uns restos de penugem amputada, pendurados no meio das costas. A outra ainda se assemelha a uma asa, mas arrasta-se periclitante, sem vida. Ambas eram negras, mas o pó e a sujidade de décadas transformaram-nas numa cor indefinida e pardacenta, sem nome.
Ele cambaleia, dentro de um sobretudo negro comprido, que lhe chega quase aos pés, onde as pulgas encontraram uma mansão acolhedora. Usa um boné aos quadrados, que lhe esconde parte do rosto devastado. A sua pele encarquilhada de fim de vida está morena, não do sol mas da falta de água. E à medida que as asas foram desaparecendo, pequenas garras afiadas foram crescendo nas pontas dos seus dedos.
kd.jlkjfd
Ia sentar-se lá atrás, porque os bancos individuais (onde se senta sempre para não incomodar ninguém) estavam ocupados. Mas o rapaz (que já me começa a irritar porque me faz lembrar um actor qualquer que não consigo definir – será o Vincent Gallo? poderá ser … ou não … é capaz …) trespassou-o de tal maneira com um olhar afiado e indignado (o olhar afiado de Vincent Gallo é terrível …aliás, o Vincent Gallo todo ele me mete respeito …), que o velho recuou lentamente e voltou para junto das portas, onde ficou mais exposto. E foi nessa altura que o meu coração ganhou uma racha imperceptível que ficará lá até ao dia em que eu própria vacilar a cada passo que der.

Olhei para os outros velhos da mesma idade que ele e pasmei porque me pareceram tão fortes e vigorosos ao lado daquele anjo devastado. Como o Yoda, sentado ao meu lado, disfarçado de senhora negra. Que contraste faziam aqueles dois!
kd.jlkjfd
Tinha um carrapito cheio de cabelos cinzentos, era muito baixinha e vinha embrulhada numa camisa de flanela grossa aos quadrados, com uma combinação de cores absolutamente inacreditável e umas calças pelo menos dois números acima do seu tamanho.
Era óbvio que era o Yoda. Nem sei para que se dera ao trabalho de se disfarçar, se era para fazer uma tal figura de palhaço. E, em pensamento, comuniquei com ele e disse-lhe: “Tua fisionomia disfarçares impossível é, Yoda.”
Ele/ela levantou as sobrancelhas imperceptivelmente, franziu a testa toda e recusou-se a dar-se por vencido. Mas eu sabia que era ele, senão para quê aqueles dois sacos pesadíssimos que trazia consigo? Era mais do que óbvio (mas como poderia ele pensar que conseguia enganar uma fã? …) que estavam carregados de sabres de luz, destinados a uma batalha de Jedis algures nesta galáxia.
Claro que não saiu no aeroporto. Disfarçou e saiu algumas paragens antes, perto da Igreja, que provavelmente é outro portal para teletransporte. Saltitou o degrau com alguma agilidade mal disfarçada e eu mudei-me para o seu banco, antes que tivesse tempo de reclamar a sua bagagem.
Franziu novamente a testa, soltou um daqueles seus característicos murmúrios e pegou a custo nos sacos. Saiu, mas deixou um pensamento para trás que eu inspirei para dentro de mim com toda a determinação: “May the force be with you.”
kd.jlkjfd
Olhei para o velho que entretanto conseguira sentar-se lá à frente. A única razão porque apanha o autocarro é porque até onde tem que ir, que é longe, já não consegue voar.
Não saiu no aeroporto. Há muito, muito tempo que não frequenta tais paragens. Há muito, muito tempo que não se lembra sequer que existem.
E, enquanto tentava expirar com toda a força o pensamento do Yoda na sua direcção, pensei se aquele anjo devastado não seria afinal um antigo Jedi que se perdera, seduzido pelo lado negro da força.

Sem comentários: