quinta-feira, 28 de junho de 2007

MURMÚRIOS DE LISBOA XXXVIII

Tous Pour Un
lfkdkf

Fachada principal do Palácio Sottomayor
lkfld
Eram três. Falavam francês. Estavam todos em óptima condição física e tinham todos a mesma idade - para cima de 35 e menos de 40. E vinham acompanhados de um senhor mais velho, bastante mais baixo.
ldkfçldk
Ora muito bem. Eu não imagino coisas ... É óbvio que eram Athos, Porthos e Aramis, acompanhados do seu autor, Alexandre Dumas.
Vestiam todos de forma muito semelhante, mas era fácil perceber quem era quem.
ldkfçldk
Athos, o mais sério e misterioso, a figura paternal do grupo, era obviamente o mais alto e mais moreno. Vestia uma camisa azul clara e calças de ganga clássicas, azuis escuras. Impecável no seu porte nobre e seguro, era o mais atraente dos três, com uma estrutura óssea facial bem definida, olhos castanhos profundos, doces e sérios e ombros largos.
ldkfçldk
Aramis, o mais atrevido e mulherengo do grupo, só podia ser o que se sentou ao meu lado sem hesitar. Cabelo alourado e meio revolto, olhos azuis sedutores e gestos e discurso mais descontraídos do que Athos, que ia ao seu lado direito, vestia umas calças de ganga de um azul deslavado e uma t-shirt azul clara.
ldkfçldk
E, finalmente, Porthos era obviamente o que se sentara lá à frente, ao lado de Dumas. De cabeça quase totalmente rapada, deixando apenas uma fina camada de cabelo bem desenhada por um barbeiro competente, era o mais físico dos três companheiros. Um pouco mais baixo que os outros, a falta de altura era compensada com braços levemente musculados e um tronco rijo. De calças de ganga pretas e uma t-shirt branca, o mais jovial e bon vivant dos três, Porthos ria e conversava com Dumas e os cantos dos seus olhos enchiam-se de pequenas linhas irrequietas.
ldkfçldk
Falavam sobre Lisboa, localizações em mapas e outros pormenores. Vinham, portanto, em missão.
Adivinhem qual …
Será preciso frisar a ausência de alguém?...
Alguém imprescindível ... insubstituível ... incomparável …
Os três mosqueteiros inseparáveis vinham em demanda do seu líder, d'Artagnan.
É que d'Artagnan fora raptado do romance de Dumas. Em todo o mundo, em todos os livros de todas as bibliotecas e de todas as escolas e casas, d'Artagnan desaparecera subitamente na página 174 e nunca mais fora visto desde então.
É claro que isto constitui um incidente sem precedentes e de gravíssimas consequências para a literatura mundial, o que justificava a presença do próprio autor nesta demanda desesperada.
ldkfçldk
O grande Alexandre Dumas, disfarçado debaixo de um corpo pequeno e atarracado, frágil e míope, mas ainda assim sereno e agradável, acompanhava as suas três criações, preocupado e circunspecto.
Falaram de Richelieu, claro. Sua "eminência vermelha" estaria certamente por trás do rapto do personagem principal deste romance e o mais temível mosqueteiro da guarda de Louis XIII.
Não saíram no aeroporto. Saíram na minha paragem e como tive que ir trabalhar, não sei para onde se dirigiram. Mas terei que inspeccionar a zona minuciosamente. Presumo que haja outro portal algures por aqui.
ldkfçldk
Ah! E já verifiquei a cópia que tenho lá em casa. D'Artagnan continua desaparecido, exactamente a partir da página 174 (podem comprovar nas vossas cópias, se duvidam …).
Isto significa que os três temidos mosqueteiros ainda não obtiveram êxito na sua missão.
Torceremos por eles.
ldkfçldk
Allons-y, mousquetaires! En garde!
Et n'oublié pas: Un pour tous et tous pour un!

Sem comentários: