sexta-feira, 15 de junho de 2007

OS LIVROS DE ANDRÓMEDA - PARTE I


çlfºdçlg

Artigo 22 (Catch 22)
Joseph Heller


çlfºdçlg
“Capítulo primeiro
O Texano
çlfºdçlg
Foi amor à primeira vista.
A primeira vez que Yossarian viu o capelão ficou loucamente enamorado dele.
Yossarian encontrava-se hospitalizado, com uma dor no fígado que não era icterícia por uma unha negra. Os médicos estavam intrigados pelo facto de não ser mesmo icterícia. Se se tornasse icterícia, poderiam tratá-lo. Se não se tornasse icterícia e desaparecesse, poderiam dar-lhe alta. Mas aquilo de não ser icterícia por uma unha negra fazia-lhes confusão.”
çlfºdçlg
Li este romance há muitos anos. Mas ficou-me essencialmente este parágrafo, que é melhor do que qualquer resumo que eu pudesse fazer sobre o livro:
çlfºdçlg
“Havia apenas um ardil e era o Artigo 22, o qual especificava que a preocupação de um homem pela sua própria segurança perante perigos reais e imediatos constituía o resultado do funcionamento de uma mente racional. Orr era louco e podia ser dado por incapaz. Bastava-lhe pedir, e a partir do momento em que o fizesse deixaria de ser louco e teria de participar em novas missões. Seria louco se participasse em novas missões e mentalmente são se não o fizesse, mas neste último caso teria de voltar a voar. Se o fizesse, seria louco e não teria de o fazer, mas se não quisesse, estaria em plena posse das faculdades mentais e deveria fazê-lo. Yossarian sentia-se profundamente impressionado com a notável simplicidade daquela cláusula do Artigo 22 e emitiu um silvo de respeito.
- É um bom ardil esse Artigo Vinte e Dois.
- Dos melhores que existem - admitiu o Dr. Daneeka."
çlfºdçlg
Confuso ...? :)

çlfºdçlg
Um clássico contemporâneo imperdível.
çglklkgºdçlg

1923-1999







1 comentário:

Dry-Martini disse...

Ah Ah! Só não a proíbo de acabar esta saga porque sei que vai chegar à letra Z :) Esta vou ler .)