segunda-feira, 11 de agosto de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

Tecto da Capela Sistina (1508-1512)
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564)
fçld

Fresco no Tecto da Capela Sistina, Vaticano, Itália
fkdçl
dçfl
"Pintor, escultor, arquitecto, engenheiro e poeta italiano Renascentista, que exerceu uma influência sem paralelo no desenvolvimento da arte ocidental.
Apesar de se aventurar pouco para além das artes, a sua versatilidade nas disciplinas a que se entregou era de tal mestria que ele é por muitos considerado um sério candidato do arquétipo de Homem da Renascença, juntamente com o seu rival e conterrâneo Leonardo da Vinci.
O trabalho de Michelangelo em todas as áreas em que se envolveu é prodigioso.
Duas das suas obras mais conhecidas, a Pietà e o David, foram esculpidas antes de ter completado 30 anos. Apesar da opinião negativa que tinha da pintura (!!!! - meus pontos de exclamação ...) Michelangelo também criou dois dos frescos mais influentes da história da arte ocidental: as cenas do Génesis no tecto da Capela Sistina e O Último Julgamento na parede do altar também da Capela Sistina, em Roma. Mais tarde desenhou a cúpula da Basílica de S. Pedro, revolucionando a arquitectura clássica com o seu uso da ordem gigante de pilastres.
Em vida, era frequentemente apelidado de Il Divino (O Divino). Uma das qualidades que os seus contemporâneos mais lhe admiravam era a sua terribilità, um sentido de grandiosidade e foram as tentativas de artistas subsequentes para imitarem o seu estilo apaixonado e muito pessoal que resultaram no próximo grande movimento artístico ocidental - o Maneirismo."
dfkçfk
Miguel Ângelo pintou o tecto da capela sistina, deitado de costas durante 4 anos.
lfks
klf
"Se as pessoas soubessem o que trabalhei para adquirir a minha mestria, não lhes pareceria nada maravilhoso."
dºfld~
"Eu vi o anjo no mármore e esculpi-o até o ter libertado."

Sem comentários: