sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PALAVRAS ESTÚPIDAS 28

O meu tio é escocês. British, portanto. Not english, please. British, diz-me ele, sempre que, em conversa, se me lhe refiro, por erro, como inglês.
Há anos que o tento entender. Não a questão do english-british (para essa questão, por favor consulte o post intitulado "Made in England", onde se esclarecem todas as dúvidas sobre por que motivo um escocês ou um galês não se considera inglês, mas sim britânico), mas o seu sotaque cerrado. Ao fim destes anos todos, por vezes ainda tenho que lhe pedir para falar mais devagar. Como bom escocês, e apesar de viver há mais de 40 anos em território inimigo, casado com uma inglesa, nunca perdeu o sotaque. Sobretudo quando se zanga. E como podia? Deus abençoou-o com o sotaque mais sexy do planeta. Seria doido varrido se o perdesse!
çflç~dl
Sempre que Portugal joga contra a Inglaterra, o meu tio liga à minha mãe para desejar boa sorte ... não para a Inglaterra ... note-se ... Normalmente já está com uns whiskies em cima. E sempre que Portugal ganha à Inglaterra, o meu tio volta a ligar histérico e a berrar a plenos pulmões: "Oh! What a beautiful game! What a beautiful game!"
lçdsklsçd
O meu tio escreve post-its a si próprio. Partilhamos o gosto por listas de tarefas, eu e ele. Sempre que me vê com as minhas listas, senta-se ao meu lado todo satisfeito e conta-me que escreve "Tom to Tom notes". O seu ar de felicidade quando partilha isto comigo é absolutamente delicioso.
jfdkçf
O meu tio ama as plantas do seu jardim mais do que a própria mulher. E sabe todos os nomes de todas as flores, ervas daninhas e bicharocos que povoam espaços verdes, como se tudo aquilo fosse um gigantesco corpo de mulher amada, cujos recantos, vales e segredos ele conhece de cor. Ai de quem mate uma aranha à sua frente! "Spiders", diz ele no seu sotaque cerrado irresistível, "are very important for the balance of the ecosystem." Depois fecha a sua mão grande cuidadosamente sobre elas e larga-as no jardim.
fjkldf
O meu tio nunca tocou num cigarro e sempre que a minha tia me chateia por causa dos cigarros, ele diz: "Oh! For God's sake, let her have her ciggie! She could die tomorrow just by crossing the friggin' street! We're all going to die, Lucieeee!"
lfkdlçf
O meu tio tem o cabelo branco desde os vinte e tal anos (suspeita-se que por aturar a minha tia desde essa altura ...). A minha tia tem um coração de manteiga, mas luta todos os dias consigo própria para que ninguém repare nisso. A maioria das vezes consegue. 
dkslçdk
Aprendi com o meu tio que "sardas" em alemão se diz "sommersprossen" e significa "beijos de Verão". Ele sabe muitas coisas deste género. Curiosidades sobre o mundo inteiro que possivelmente não interessam ao menino Jesus ... mas eu gosto delas. A filha dele nasceu cheia de "beijos de verão". Talvez tenha sido por isso que ele resolveu descobrir de onde vinham aquelas coisas maravilhosas na cara da sua filha, ou talvez lhe tenha dado tantos beijos no verão, que lá ficaram para sempre marcados.
dkfldf
Há muito tempo que queria escrever sobre o meu tio. Acho que um escocês tem sempre interesse público. Não acham? :)

Sem comentários: