quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PALAVRAS ESTÚPIDAS 29


çfkl
Tenho 2 heróis no desporto. Jesse Owens e Carl Lewis.
Jesse Owens ganhou 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, gravando o seu nome na história do desporto para sempre. É que esses foram os Jogos Olímpicos organizados por Hitler ele mesmo, os Jogos em que Hitler pretendia demonstrar a superioridade da raça ariana perante todas as outras. Jesse Owens chegou e arrancou-lhe 4 medalhas de ouro na corrida e no salto em comprimento, humilhando Hitler de forma pungente - é que Jesse Owens era negro. E a única coisa que Hitler pôde fazer foi abandonar o estádio (diz-se que para não ter de apertar a mão a um negro) enquanto o atleta americano derrubava todos os seus adversários de forma simples e elegante.
Como Jesse dizia, os negros correm mais do que os brancos porque precisam mais de comer.
sddfd

lfkdçl
Quarenta e oito anos mais tarde Carl Lewis fez o mesmo nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Não porque precisasse mais de comer. Os tempos já eram, felizmente, outros. Mas porque foi um dos atletas e campeões mais extraordinários da história do desporto. Há quem possa já nem se lembrar deste nome ou quem nem sequer tenha ouvido falar dele. Eu lembro-me bem de Carl Lewis. Quando era miúda, era ele o supra-sumo do atletismo mundial. Carl Lewis corria os 100 metros, os 200 metros, as estafetas 4x100 e 4x200 e o salto em comprimento. Em todos era campeão e em todos batia recordes. Ganhou 9 medalhas de ouro olímpicas. Foi considerado o Atleta do Século pelo Comité Olímpico Internacional e o Olímpico do Século pela prestigiada revista Sports Illustrated. Chamavam-lhe A Gazela, por a forma elegante como corria se assemelhar à passada desse mamífero. Quando A Gazela voava na pista, fazia-se silêncio para observar a magia a acontecer. Carl Lewis era o protótipo do atleta olímpico por excelência.
dºfkdçl
fkdlf
Nelson Évora não é só da mesma cor que Jesse Owens e Carl Lewis. É também da mesma cepa. A cepa dos campeões. Nelson Évora fez o que se espera que um campeão faça. Que mostre aquilo que vale no momento em que é preciso mostrar, sem desculpas de que estava a
chover e que escorregou, sem fado do coitadinho e do aleijadinho lesionado, sem tretas. Um campeão faz. Seja em que circunstâncias for. Ponto final. E Nelson fez. Parabéns! E obrigada.
dkj
P. S. Gostei da onda "Dennis Rodman" do inglês adversário. Mas ... não é com cabelos azuis e piercings que se ganham medalhas ... é com pernas e braços e determinação e trabalho.

4 comentários:

Noiva Judia disse...

É assim mesmo. Ainda me chocam as desculpas esfarrapadas de alguns atletas, pelos fracos resultados obtidos.
Grande Nelson, já inscreveste o teu nome na galeria dos campeões!

Andrómeda disse...

Faço minhas as suas palavras ;)

Dry-Martini disse...

Concordo plenamente minha cara, mas sempre pensei que em matérias de saltos o seu favorito fosse o não menos prestigiado Sergey Bubka .)

XinXin

Andrómeda disse...

Em matéria de saltos ou de corrida, o meu favorito foi e será sempre Carl Lewis :P