domingo, 31 de agosto de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

Noite Estrelada (1889)
Vincent Willem van Gogh (1853-1890)
jklf 
Óleo sobre tela, Museum of Modern Art (MOMA), Nova Iorque
fkfk
dlçkdlç
"Geralmente considerado o maior pintor holandês, depois de Rembrandt. A par de Cézanne e Gaugin, ele foi o maior artista do Pós-Impressionismo. Influenciou poderosamente a corrente do Expressionismo na arte moderna. O seu trabalho, todo produzido num período de apenas 10 anos, expressa de forma assombrosa, através do uso da cor, pinceladas espessas e formas de contornos definidos, a angústia de uma doença mental que eventualmente resultou no suicídio.
Embora sofresse habitualmente de pobreza extrema e mal-nutrição, o trabalho produzido nos últimos 10 anos de vida foi prodigioso - cerca de 800 pinturas e um número similar de desenhos.
Vendeu apenas um único quadro em vida (Videiras Vermelhas em Arles, Museu Pushkin - Moscovo) e era muito pouco conhecido no mundo da arte quando morreu, mas a sua fama cresceu rapidamente a partir da sua morte. A sua influência no Expressionismo e Fauvismo e nas fases iniciais do Abstraccionismo foi enorme e pode ser observada em muitos outros aspectos da arte do século XX. A sua vida tempestuosa e dramática e a sua devoção inabalável aos seus ideais tornaram-no um dos grandes heróis culturais dos tempos modernos."  
dçlkdçl

dçldç~
"Posso muito bem passar sem Deus, na minha vida ou na minha pintura, mas não posso, sofrendo como sofro, passar sem aquilo que é maior que eu, e que é a minha vida - o poder de criar."
kdçdl
"Se ouvires uma voz dentro de ti dizer "não consegues pintar", então deves mesmo pintar, e essa voz será silenciada."
kdlçkd
P.S. Não aprecio particularmente Van Gogh, mas quando vejo alguns dos seus quadros ao vivo, há algo de extraordinariamente emotivo e puro e ingénuo nas suas pinceladas carregadas, que ultrapassa a tela e vem "falar" directamente ao meu coração. E acontece sempre que o meu coração se enche de lágrimas, sem eu perceber exactamente porquê ...

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Gosto muito deste quadro e de outros deste Senhor mas continuo ansiosamente à espera do Klimt. Para quando? :)

XinXin

Andrómeda disse...

Para Dia de São Nunca à Tarde :P
Já lhe disse, não é cá dos meus, portanto não entra no ABC da Andrómeda. Aliás, só falta um para acabar este ABC e digo-lhe que é para acabar em grande :P