quinta-feira, 19 de março de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 63

Jarhead

çdjfkld


ldkjfkld
Sargento: "Will you be able to say 'Though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the god damn valley'?!"
Soldados: "Yes, sir!!"
çlfkçd
Jarhead = Cabeça de frasco; calão para "marine" (fuzileiro); a semelhança com um frasco devido ao corte de cabelo regulamentar dos marines; a cabeça do marine, por implicação, é também um frasco, um recipiente vazio.
Este poderia ser, tout court, o resumo absoluto de Jarhead, um dos filmes mais acutilantes de Sam Mendes. Só um inglês poderia ter realizado um filme tão crítico, que satiriza de forma trágico-cómica e terrivelmente irónica a figura do Marine, esse herói americano mítico de qualquer guerra.
O cenário: A primeira Guerra do Iraque, a do pai Bush, cuja imagem iconográfica mais famosa foram os poços de petróleo a arder e a chuva negra a cair sobre os soldados americanos.
Os protagonistas: Um pelotão de snipers de elite, no seio do qual se encontram 2 soldados que nunca atiraram a nada vivo na vida e querem à viva força, a todo o custo, conseguir o tiro perfeito.
As circunstâncias: Aborrecidos, apenas entretidos com treinos, tarefas mecânicas, masturbação a toda a hora, areia e muito sol, os soldados desesperam o filme inteiro por um pouco de acção real.
O resultado: Uma sátira mordaz, feroz, absurda, hilariante e profunda à guerra, à lavagem cerebral que os jovens americanos levam para se alistarem, à mentalidade militar, à América e aos Marines.
dçlkçldk
O que aprendi com Jarhead?
* Para calcular as distâncias: "Multipliquem por medidas que conheçam (como campos de futebol, por ex.). Por favor, não usem as pilas. São minúsculas e eu não sei contar tão alto. Não quero ouvir dizer 'É 1 milhão de centímetros' "
* "Os pormenores, cavalheiros, são cruciais e determinam se são vocês a matar o inimigo ou o inimigo a matar-vos a vocês."
* Sargento: "We all heard 'Though shall not kill.' But hear this: 'Fuck-that-shit!' "
* Ladainha que os snipers aprendem: "Esta é a minha carabina. Há muitas iguais, mas esta é minha. Sem ela, eu não sou nada. Sem mim, a minha carabina não é nada."
* "Um soldado raso morre por se atirarem 15.000 balas à toa. O sniper marine morre por causa daquele tiro perfeito."
* A seguir à posição de deitado, a posição de sentado é a que possibilita ao marine a plataforma mais eficaz para matar o seu alvo
çdkçldf
E o cheirinho de Jarhead:
çdlflçd

Sem comentários: