“First learn computer science
and all the theory.
Next develop a programming style.
Then forget all that
and just hack.”
George Carrette
fdffdçºçdlf
Retrato-Robô - Parte I:
fdffdçºçdl
1. Apesar de não haver uma tipologia específica de um hacker, uma vez que a própria comunidade se encontra extremamente fragmentada em grupos totalmente díspares e porque os hackers estão espalhados por todo o planeta e são por isso indivíduos únicos, com experiências, características e backgrounds completamente diferentes, é ainda assim possível estabelecer alguns pontos comuns com que a grande maioria poderá identificar-se (ou não :))
fdffdçºçdlf
* Excepto em alguns casos como a adopção de determinada gíria ou calão próprio da expressão e comunicação entre hackers, estes não se tornam no que são por imitarem outros hackers; antes a muito particular combinação de determinadas características de personalidade tornam alguém num potencial hacker, condicionando a sua visão e o seu estilo de vida.
fdffdçºçdlf
* Ninguém se torna hacker porque acorda um dia e decide sê-lo. Os interesses desenvolvidos habitualmente numa etapa jovem da vida (informática, exploração, jogos) aliados a caacterísticas de personalidade (inteligência acima da média, curiosidade, espírito aventureiro) culminam numa viagem que pode ou não desaguar no hacking.
fdffdçºçdlf
2. Aparência Geral
* Magros
* Abstraídos
* Inteligentes
* Intensos
* Desarrumados
* Desleixados
fdffdçºçdlf
3. Vestuário
O mais casual possível, o chamado look pós-hippie - jeans, t-shirts (normalmente com slogans). Alguns, mais velhos, mantêm o cabelo comprido, barba e bigode. O objectivo é o conforto, a funcionalidade e a manutenção mínima.
fdffdçºçdlf
4. Hábitos de Leitura
Um hacker não lê muito, no sentido clássico do livro em papel, mas quando o faz prefere claramente temas relacionados com ciência, tecnologia e ficção científica.
fdffdçºçdlf
5. Outros Interesses
* Música
* Medievalismo
* Xadrez e outros jogos inteligentes
* Jogos de guerra
* Jogos intelectuais (Dungeons&Dragons, por ex.)
* Puzzles lógicos
* Linguística
fdffdçºçdlf
6. Actividade Física e Desporto
* A maioria não segue ou pratica desportos, sendo que a filosofia é que o desporto não é para ser visto na TV, mas sim praticado de facto
* Brinquedos tecnológicos
* Hobbies com equipamento high-tech
fdffdçºçdlf
7. Educação
* O hacker auto-didacta é mais respeitado pelos seus pares e considerado mais bem motivado do que o seu similar que aprendeu na escola ou na faculdade
* Ciência computacional
* Engenharia electrónica
* Física
* Matemática
* Filosofia
* Linguística
fdffdçºçdlf
8. Ódios de Estimação
* IBM
* Burocracia
* Pessoas burras
* Música easy listening
* TV (excepto para cartoons, filmes e Star Treck)
* Vestuário convencional (fato e gravata)
* Desonestidade
* Incompetência
* Aborrecimento
* COBOL e BASIC
* Tarefas entediantes e corriqueiras do dia-a-dia
fdffdçºçdlf
9. Orientação Política
* Vagamente liberais moderados
* Anti-autoritarismo
* Agressivamente apolíticos
* Defendem ideias políticas peculiares e idiossincráticas (como a anarquia, por ex.) e procuram vivê-las no seu dia-a-dia
Sem comentários:
Enviar um comentário