sexta-feira, 18 de maio de 2007

THE LORDS OF THE NET - S




"Not universal, because many hackers
object on principle to the idea
of having an emblem at all,
but it appears to be
a successful meme."
Eric Raymond




ljfçldskf
Símbolo
ljfçldskf
Glider:
Apesar de nem toda a comunidade hacker estar de acordo ou aceitar a utilização de um logotipo (precisamente porque pode constituir um contracenso relativamente à filosofia anti-corporativista do hacking), este símbolo tornou-se o mais consensual até hoje e o mais largamente aceite.
Um Glider é um padrão criado para um simulador matemático chamado “The Game of Life" (O Jogo da Vida), que surgiu na década de 70 quase em simultâneo com a Internet e o Unix e que tem fascinado os hackers ao longo dos tempos.
Neste simulador, um conjunto de regras muito simples que regulam o comportamento de pontos numa grelha, dão origem a fenómenos emergentes maravilhosamente complexos.
O Glider é o padrão de vida móvel mais simples e o mais reconhecível de todos os padrões do Life.ÇFLDJDKJFKL
lfjkldjfkl
hacker emblem
fçljdjfklkljfçlds
Game of Life:
A base do jogo é um conjunto de regras muito simples de cooperação que dão origem a complexidades surpreendentes e imprevisíveis, que nunca podem ser previstas pelas regras originais.
Este funcionamento estabelece um paralelo muito interessante com a forma como fenómenos como o desenvolvimento de sistemas open-source emergem na comunidade hacker - através da colaboração espontânea.
ljfçldskf
Mensagem Transmitida Pelo Glider:
Quem utiliza o Glider está a associar-se explicitamente à cultura hacker. Não é o mesmo que ser hacker ou dizer que se é hacker, mas é uma forma de expressar simpatia pelos objectivos, valores e modo de vida dos hackers.
ljfçldsk
Quem Não Deve Usar Este Símbolo:
Qualquer pessoa que pense que o hacking se trata da invasão de computadores alheios NÃO DEVE JAMAIS USAR ESTE SÍMBOLO, porque os hackers ficariam extremamente ofendidos :)

Pede-se, portanto, que haja bom senso na utilização do Glider e que este não seja mencionado ou usado em vão :)
ljfçldskf

Sem comentários: