terça-feira, 1 de maio de 2007

THE LORDS OF THE NET - O




"Uma questão simples
de comunismo:
cada qual de acordo
com a sua habilidade."





fkjlkdjk
Organização:
Os hackers (e crackers, etc) costumam trabalhar solitariamente, constituindo-se numa rede social de indivíduos que actuam separadamente, suportando-se regularmente através da partilha de informação e outros recursos.
Como o hacking de elite requer técnicas sofisticadíssimas para penetrar no labirinto protector de barreiras, reconhecer o tipo de sistema e mover-se no interior dos mais altos níveis do sistema, a partilha de informação é a prática mais valiosa e imprescindível da cultura hacker.
Ocasionalmente, para determinadas tarefas ou para “agendas políticas”, os indivíduos juntam-se em pequenos grupos de trabalho que têm uma durabilidade variável no tempo, dependendo das circunstâncias.
fkjlkdjk
Formas de Associação:
1. Solitários
fkjlkdjk
2. Colegas: Este tipo de associação era comum entre hackers e phreakers que se ajudavam mutuamente ensinando-se reciprocamente, trabalhando em conjunto para realizarem tarefas complicadas, trocando contactos sociais, apoiando-se moralmente, fornecendo-se equipamento e protegendo-se das autoridades.
Este tipo de associação é caracterizada por um contacto limitado apenas ao tempo em que não estão ocupados com as suas própias tarefas.
No entanto, os laços são fracos, uma vez que a lealdade entre indivíduos depende de formas de comunicação anónimas (e por isso mais superficiais) e está sujeita à competição que existe entre todos os membros do Cyber Underground
fkjlkdjk
3. Pares: Não só se associam, como participam em actividades conjuntas.
São uma espécie de clubes formados normalmente por apenas 2 pessoas e que têm curta duração.
fkjlkdjk
4. Gangs ou Grupos: Organizam-se numa elaborada divisão de trabalho.
Este tipo de grupos é normalmente olhado com desdém por hackers de elite, que os acusam de estarem mais interessados na auto-promoção do que em fazer realmente hacking.
Mas também existem grupos de elite formados com o objectivo de partilhar informação, extremamente selectivos no recrutamento de membros (confiança e talento são os principais requisitos para se poder entrar; por vezes são necessários alguns anos até se conseguir entrar) e com preferência para a variedade de “especializações”.
A maioria dos grupos nunca tem um líder e cada membro é livre de prosseguir os seus próprios interesses pessoais, a par da actividade que desenvolve para o grupo.
fkjlkdjk
5. Organizações Formais: Envolvem a associação e participação mútua, divisão de trabalho e actividades que se prolongam temporalmente.
Exemplo deste género é o Hackers Against Pedophilia – associação cujo objectivo é acabar com a pedofilia na Internet.
fkjlkdjk


Sem comentários: