segunda-feira, 28 de maio de 2007

THE LORDS OF THE NET - U


"Those who do not
understand UNIX
are condemned
to reinvent it, poorly."
Henry Spencer





glºçflgºç

Unix:
Um sistema de time-sharing interactivo inventado em 1969 por Ken Thompson e Dennis Ritchie, o criador da linguagem C.
Em 1972-1974 o Unix foi reimplementado quase na totalidade em C, o que o transformou no primeiro sistema operativo com portabilidade.
Os inúmeros desenvolvimentos que foi sofrendo ao longo dos tempos tornaram-no num sistema incrivelmente flexível e adaptável, que o transformaram na década de 90 no sistema operativo multi-usos mais utilizado em todo o mundo.
Muitas pessoas consideram esta como a maior vitória da comunidade hacker sobre a oposição corporativista da indústria informática.
lgkçlfdkg
Multics:
Unix é uma paródia ao nome Multics (o prefixo “uni” versus o prefixo “multi”)O Multics (MULTiplexed Information and Computing Service) foi um sistema operativo em timesharing criado na década de 60 pelo consórcio MIT, GE e Bell Laboratories.
Era um sistema muito inovador para a época que, para além de outras características, introduziu pela primeira vez a ideia de tratar todos os dispositivos uniformemente como ficheiros especiais.
O Unix nasceu em oposição à crescente complexidade do Multics, que o foi tornando cada vez menos prático.
çlkghçlgf
A Conspiração UNIX:
Existe uma teoria que postula que o Unix foi o resultado de uma conspiração engendrada na década de 70 na empresa Bell Labs, com a finalidade de arrasar a concorrência da AT&T, tornando-os dependentes de um sistema cuja futura evolução estaria sob o controlo da AT&T.
Isto seria conseguido através da disseminação de um sistema operativo aparentemente barato e portátil, mas também pouco fiável e seguro (de forma a requerer upgrades constantes pela AT&T).
Nesta perspectiva, o Unix pode ser considerado como o primeiro vírus informático concebido, mas um vírus que seria disseminado através dos computadores indirectamente pelos consumidores e as forças do mercado, em vez de através de redes ou disquetes.
Se alguma vez esta conspiração existiu, ela terminou no início da década de 90, uma vez que a AT&T vendeu o projecto Unix à Novell, por volta da mesma altura em que o Linux e outros distribuidores de Unix open source começaram a atacar o mercado.
lhgkçlfkh

Sem comentários: