quinta-feira, 8 de novembro de 2007

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

EFÉMERA

lçlçfdlçf



fdlçlkfçlk
As efémeras, como o seu nome indica, são ... efémeras, ou seja, vivem apenas algumas horas quando atingem a maturidade - dependendo da espécie, varia entre apenas 30 minutos ou 24 horas. A sua presença neste mundo restringe-se a partir da idade adulta à reprodução e postura de ovos para a geração seguinte, sem se alimentarem.
gkjklfjg
Habitam zonas próximas de corpos de água doce parada ou de curso lento. Esta espécie é essencial para a ecologia dos seus habitats, devido à importância das ninfas na cadeia alimentar de que fazem parte. Graças à sua sensibilidade às condições fisico-químicas do meio, as efémeras são um dos grupos mais utilizados em programas de biomonitorização de qualidade da água. Se houver efémeras a esvoaçarem, isso significa que a água é de boa qualidade, inclusivamente para ser bebida sem precisar de ser fervida ou destilada.
kjglkfjg
As ninfas das efémeras vivem na água, em geral escondidas sobre rochas. A maioria das espécies alimenta-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras. Ao contrário do adulto, as ninfas vivem várias semanas ou até mesmo anos. Por vezes acontece que num único dia, todas as efémeras de uma determinada população atingem a maturidade ao mesmo tempo, o que faz com que em determinados locais se vejam dezenas de efémeras a esvoaçarem dançando em redor umas das outras.
kgçlfkg
Quanto tempo dura um dia?
O tempo de uma vida
O tempo de uma dança
O tempo da esperança
Quanto tempo iremos durar?
O tempo de respirar
O tempo de amar
O tempo de regressar
Neste tempo que vivemos
Seremos eternamente efémeros

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Há momentos que valem uma vida .)
Gostei deste, efémero mas bonito