quinta-feira, 15 de novembro de 2007

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

FALCÃO PEREGRINO
LGFºÇLG

kgçlfkh
Os falcões peregrinos são caçadores formidáveis, que atacam as suas presas (outros pássaros e morcegos) em pleno vôo. Após avistarem a sua presa, mergulham num vôo inclinado e veloz que pode alcançar os 320 kms/hora.
ÇLGºFÇLG
Os falcões peregrinos habitam todos os continentes, excepto a Antártica. Preferem espaços abertos e o litoral, mas podem ser encontrados em todas as paisagens, desde a tundra ao deserto. Podem ser encontrados até em pontes e arranha-céus em grandes metrópoles, como Nova Iorque, por exemplo.
ÇGLFºÇLG
Estas aves podem viajar grandes distâncias quando não estão em época de nidificação e muitos migram. Há falcões que viajam mais de 25.000 kms por ano. No entanto, o seu instinto impressionante leva-os a recordarem com exactidão os locais preferidos de permanência. Alguns locais de nidificação têm sido usados pelos falcões peregrinos durante centenas de anos, ocupados por gerações sucessivas.
ÇGLFºÇLG
Os falcões peregrinos encontravam-se em acentuado declínio em meados do século XX e tornaram-se até espécie em perigo de extinção em alguns países como os EUA. Mas as populações conheceram um boom significativo desde que a utilização de DDT e pesticidas passou a ser menor. Os programas de procriação em cativeiro também ajudaram a travar a extinção dos falcões peregrinos. Na realidade, em alguns locais do mundo, parece haver até maior número de falcões
peregrinos do que havia há 50 anos atrás.
çlfºçdlf
Se encontrares o senhor dos céus
Tenso e preparado para atacar
Não há como escapar ao seu cirúrgico olhar
Se te queres safar, pequeno, é melhor aprenderes a voar
çdfkdçklf
É bom que os teus reflexos sejam imbatíveis
É bom que as tuas pernas sejam firmes
Ou então conta os teus últimos segundos
E reza para que na próxima vida
Um falcão renasças neste mundo
khçlgk

Sem comentários: