quinta-feira, 4 de março de 2010

PALAVRAS ESTÚPIDAS 87

As Sete Maravilhas de Andrómeda
,n,dsn

Nova Iorque
Primeiro a magia dos filmes. Depois a realidade, que ultrapassou de longe todas as expectativas há muito imaginadas. Não esqueço a primeira vez que vi aquele skyline ao longe, vinda do JFK, nem a atmosfera única da cidade que nunca dorme. A sua arquitectura fascina-me e jamais me cansa. As suas alturas são deslumbrantes e os nova-iorquinos deliciosos na sua indiferença à prova de tudo - é preciso mesmo muito para os surpreender. É, para mim, o protótipo d'A Cidade e mais nenhuma se lhe compara.
dfldçºf

Veneza
É o oposto de Nova Iorque. Não é uma cidade, é um conto de fadas feito de canais de água verde, esquinas carcomidas e labirínticas, lojas a abarrotar de máscaras deslumbrantes, ocasos que pintam os velhos palácios do Gran Canal de cores reminiscentes de gelados. Viveria aqui, feliz e satisfeita.
dçºflçºdf

Praia do Meu Paraíso Privado
Fica no fim do mundo, como costumo dizer, mas nenhuma outra se lhe compara, provavelmente porque nenhuma outra se colou de forma idêntica à minha vida. Desde que nasci até hoje não lhe falhei nunca um ano que fosse. É o meu Paraíso, o meu esconderijo, o meu Nirvana, a minha paz, a minha liberdade. Já estive em muitas praias por esse mundo fora, talvez mais bonitas, certamente mais paradisíacas, mais famosas ou mais belas. De Copacabana, passando por Malhorca, Hurghada no Egipto, até Pucket, na Tailândia. Mas a praia do Paraíso, a minha praia, é a mais bonita do mundo e sempre assim será.
çflºlçf

Divertimentos de Salzburgo
Se música fosse sinónimo de vida, esta seria certamente a sinfonia para a descrever. É impossível não abraçar a vida quando ouço esta peça, cuja cascata de notas eleva a minha alma até aos píncaros da emoção, da alegria e do júbilo absolutos.
çflºçf

Marlon Brando
Qualquer momento criado por este senhor é um diamante artístico sem rival. Aprendo mais a observá-lo um minuto do que a ler todos os tomos enciclopédicos sobre a arte de representar. Comove-me, surpreende-me, diverte-me, fascina-me, estarrece-me, choca-me, entusiasma-me. Foi, é e continuará a ser durante muito tempo o maior actor que o mundo teve o privilégio de conhecer. Pena é que 99% desse mundo não saiba sequer ou não se interesse por saber que ele existiu ...
çºdflºdçf

Vale dos Reis - Cairo - Egipto
Outro momento inesquecível - a descoberta surpreendente de um mundo hieroglífico ancestral pleno de cores deslumbrantes, escondido por baixo da terra seca e escaldante do deserto. Vale a pena suportar 50ºC à sombra para se ser assim deslumbrado. E imaginar que todas as outras pedras cá fora, antes do impiedoso sol as ter despido, foram um dia assim, uma paleta multicolorida.
dºflºdçf

He Wishes For The Cloths Of Heaven
William Butler Yeats
Had I the heavens' embroidered cloths,
Enwrought with golden and silver light,
The blue and the dim and the dark cloths
Of night and light and the half-light,
I would spread the cloths under your feet.
But I, being poor, have only my dreams;
I have spread my dreams under your feet;
Tread softly because you tread on my dreams.
fººçf
Ele Deseja as Vestes dos Céus
Tivesse eu as vestes bordadas dos céus
Gravadas em luz dourada e prateada
As vestes azuis e turvas e escuras
Da noite, do dia e da penumbra
Espalharia as vestes sob os teus pés
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas os meus sonhos
Espalhei os meus sonhos sob os teus pés
Pisa suavemente, porque pisas os meus sonhos
fçdklf
É o poema de amor mais belo do mundo. É o poema mais belo do mundo. Simples, curto, humilde, pungente. Deslumbrante.

Sem comentários: